Curiosidade

Pelagem Pampa

  • PAULA MAGALHÃES
  • 14/06/2021
  • 17h39

As particularidades que compõem a pelagem dos animais despertam facilmente a admiração das pessoas, pois conferem uma beleza ainda mais especial aos equinos. Você sabia que animais que pampas, são exclusivos?

Para entender o colorido da pelagem, basta observar a presença de manchas, despigmentadas combinadas com qualquer outra pelagem da raça.

O modo como estas manchas estão dispostas ao longo do escore corporal do indivíduo interferirá diretamente na nomenclatura aplicada para essa pelagem. 

Se a presença das manchas brancas for maior, a designação Pampa virá primeiro, por exemplo, Pampa de Preto. Mas se a cor predominante for outra, a qualificação Pampa, virá depois, por exemplo, se a pelagem de fundo é castanha, o animal será resenhado como de pelagem Castanha Pampa.

 

Despigmentação

Especialistas neste assunto alertam que os criadores que possuem preferência por essa pelagem, devem ter um cuidado maior com os animais. Pois a parte branca é despigmentada, ou seja, possui poucos pigmentos de coloração e, por isso, é mais susceptível a problemas, principalmente, por causa da incidência da luz solar.

Uma dica é dar preferência para animais com a parte superior pigmentada (escura), e deixar a área branca (despigmentada) para a cabeça, cauda, membros inferiores, e demais regiões menos atingidas pelo sol. Também é interessante que os animais não possuam as mucosas claras (lábios, focinho e entorno dos olhos).

Na ABCCMM

Atualmente, encontram-se registados na ABCCMM 46.980 exemplares de pelagem Pampa.

 

 

 


Mais notícias de "Curiosidades"