Curiosidade Equestre

Pelagem Alazã

  • PAULA MAGALHÃES
  • 19/07/2021
  • 15h28

As qualidades do Mangalarga  Marchador dispensam apresentações, sua beleza também. E quando o assunto é pelagem a prosa rende, cada um tem a sua preferida. Mas esta não é apenas uma questão de estética, pois além agregar valor, ela também passa importantes informações sobre o estado de saúde dos indivíduos. 

Característica determinada pela genética através dos genes presentes em cada uma das células, a cor da pelagem possui alguns fatores pré-definidos que ajudam a identificar a possível pelagem de um produto antes mesmo do seu nascimento.

Por exemplo, você sabia que o cruzamento entre animais de pelagem Alazã produzirá apenas filhos dessa pelagem? Isso mesmo, quando ambos os pais são de cor Alazã, os filhos obrigatoriamente nascem com essa cor e essa informação deve se confirmar com a Resenha. Caso ela informe um produto não alazão, será preciso que se corrija o erro de comunicação.

Para ser um Alazão, o indivíduo precisa ter pelos na coloração avermelhada ou amarelada, bem como crina, cauda e membros nos mesmos tons. Animais castanhos possuem membros, cauda e crina na cor preta. As variações dessa pelagem são Alazã Amarilha e Alazão sobre Baia.

Alguns animais alazões possuem as extremidades (crina e cauda) compostas por pelos em tons mais claros que a pelagem do tronco. Nestes casos esta particularidade é denominada Crinalvo.