Casco Equino

Membros saudáveis garantem equilíbrio e rendimento

  • PAULA MAGALHÃES
  • 29/01/2022
  • 19h19

Sustentar e equilibrar o corpo. Essas são as funções mais importantes dos membros (pés e mãos). Por isso, eles devem receber atenção e cuidados especiais. No caso dos Equinos, além de garantir bem-estar, membros saudáveis também são pré-requisito para o bom desempenho durante suas atividades, desde uma simples cavalgada até alguma competição com maior desgaste físico. Apesar da aparência rústica, os membros dos cavalos são bastante sensíveis e podem sofrer com algumas avarias, causadas pelo aparecimento de doenças, falta de cuidados em seu dia a dia ou por lesões.

Compostos por um conjunto de ossos, falange, vasos sanguíneos, estojos córneos, ligamentos, e outras terminações, os membros dos equinos são envolvidos pelos cascos, uma camada rígida, preparada para suportar o peso e proteger toda a parte interna, funcionando como um escudo. Em sua estrutura química os cascos são formados por micromineirais e água. Na estrutura física, a parte superior do casco é formada por uma parede delicada, composta principalmente por água. Conforme se aproxima da extremidade (parte em contato com o chão), essa parede perde água e se remodela ganhando densidade e elasticidade, condições que conferem resistência e capacidade de absorção dos movimentos. Tração, esporte, cavalgada, cada atividade exige dos membros um determinado grau de esforço.

 Para manter a saúde dos cascos, uma das principais medidas é o fornecimento de boa alimentação. O médico veterinário, Luiz Gustavo Tenório, instrutor em Podologia da Escola do Cavalo defende uma boa alimentação e critica o uso abusivo de suplementos, “O cavalo necessita de ração de boa qualidade, bom volumoso, alimentação correta. Ele precisa de suplemento somete quando houver deficiência de algum nutriente ou quando o esforço for maior que o normal, precisamos fazer o manejo correto da alimentação e dos cuidados, suplemento é apenas um auxiliar.” afirma.

O especialista também alerta para as consequências do desequilíbrio nutricional, “A carência nutricional vai interferir diretamente nos cascos provocando deficiência de crescimento, má formação de um novo casco, fragilidade do estojo córneo (muralhas quebradiças) ou o aparecimento de linhas de depressão ligadas ao excesso de carboidratos, problema que pode, inclusive, levar ao surgimento da lamimite, que é uma doença provocadora de grandes prejuízos.”, enfatiza Luiz Gustavo.

Permaneça conectado conosco, na próxima semana, daremos continuidade a esta pauta trazendo dicas de manejo com os cascos no período chuvoso. Fique de olho!