Manejo dos cascos

Atividade deve ser rotina

  • PAULA MAGALHÃES
  • 14/02/2022
  • 10h15

Nesta última etapa do especial sobre os cascos dos equinos, você confere algumas dicas de cuidados que, quando adotados no dia a dia do haras, fazem a diferença na saúde dos indivíduos. Estas boas práticas são essenciais na manutenção da saúde, bem-estar e desempenho nas atividades.

Na rotina de um criatório todos os envolvidos no manejo dos equinos devem adotar procedimentos diários com as baias, mantendo o ambiente limpo e seco, livre da presença de fungos, bactérias e objetos que possam ferir o animal.

Também é essencial que cada animal passe por um processo de ferrageamento adequado. Segundo o ferrageador Antônio Silva Batista, a manutenção nos cascos deve respeitar a anatomia de cada cavalo, “O bom ferrageamento respeita a estrutura anatômica de cada indivíduo. O ideal é que a   manutenção dos cascos seja feita em um intervalo médio quarenta dias, desde a juventude dos animais.”, afirma o ferrador.

 Antônio salienta ainda que é necessário observar o tipo de atividade desenvolvida pelo animal, “Temos que   levar em conta se é um animal de tração, de esporte, de cavalgada, se faz muita força, porque para cada tipo de esforço, há uma abordagem e um tipo de ferradura.”, destaca.

Ambiente adequado, manutenção e limpeza da parte interna dos cascos, alimentação balanceada, baias limpas, cama macia e etc. Esses são alguns dos fatores que garantem a saúde dos membros e o bem-estar de um cavalo. Finalizamos o tema com uma dica do veterinário Luiz Gustavo, “Os criadores e cuidadores precisam conhecer suas propriedades, suas instalações e que principalmente conheçam seus animais, que entendam e saibam das necessidades do cavalo, que respeitem sua anatomia, capacidade e individualidade.”, conclui.