Reunião dos presidentes de núcleos

Muitas sugestões para o próximo ano hípico e algumas ideias acatadas.

  • Bernardo
  • 22/07/2016
  • 09h35

A reunião dos presidentes de núcleos vinculados à ABCCMM ocorreu hoje, 22 de julho, no auditório do IMA, na Gameleira. Compondo a mesa dos trabalhos estavam o presidente da Associação, Daniel Borja, seu vice, Maurício Zacarias Constâncio Filho, e os diretores Adolfo Géo Filho, Tarcísio Junqueira Pereira, Jonas Oliveira da Silva, Jaime Tavares Leite e Wilson de Biasi.

Daniel Borja, que fez questão de promover a reunião, abriu o encontro informando que era importante para a atual gestão estreitar a relação com os representantes de suas regionais e que era objetivo da sua Diretoria realizar o fomento da raça em sintonia e apoiando os núcleos.

Em seguida, Jonas Oliveira assumiu a palavra e apresentou as propostas que estavam pautadas para o encontro e que foram distribuídas a todos os presentes. Disse que uma das metas da atual Diretoria era fomentar todas as atividades com o Marchador.  

Marchadores pela Vida beneficiado e Caminhos do Marchador revisto

A reunião foi aberta a sugestões e houve quem sugerisse que as pontuações das provas esportivas, para efeito de ranking dos núcleos, fossem não pelo número de participantes e, sim, por categoria e que os dias de campo fossem realizados na mesma modalidade das cavalgadas, com comprovação por fotos dos participantes para pontuação.

Foi aprovado que as regionais passem a ganhar pontos no ranking com a ajuda ao Projeto Marchadores pela Vida. Ainda foi proposta a criação de um ranking específico para valorizar as regionais que mais contribuíssem com o projeto, porém, o assunto teria que ser regulamentado e, para isso, foi aconselhado se montar uma comissão para tratar do tema.

Também foi elencada a criação de uma comissão para o Caminhos do Marchador, visando definir uma pontuação maior no ranking, tendo em vista que se trata de um evento que requer uma logística maior para os núcleos e para a ABCMMM.

Daniel comentou que em nenhum momento tinha aventado a possibilidade de acabar com o projeto, mas afirmou que ele é dispendioso para a Associação e que pretenderia, em agosto, elaborar um programa específico para ele. Wilson de Biasi disse que ficou decidido a não participação de outras raças no projeto e que a próxima temporada teria apenas oito etapas.

Houve quem não gostasse da redução do número de etapas e sugerisse que pelo menos fossem realizadas com número expressivo de animais. O presidente da ABCCMM concordou com o aumento do número de participantes. Também houve quem sugerisse o aproveitamento de integrantes de outras regiões, privilegiando também o turismo.  

Mais sugestões

Outras sugestões propostas foram evitar a coincidência de eventos sediados em cidades umas próximas das outras na mesma data, a bonificação para os núcleos que conseguissem número expressivo de animais para exposições e que os eventos que dessem número mínimo de animais fossem realizados em dois dias e não três. Também foi sugerido que se criasse no portal da ABCCMM um espaço denominado ‘vitrine das boas ideias’ no qual os representantes de núcleos pudessem propor sugestões para a Diretoria da ABCCMM.

Daniel Borja disse que no segundo semestre de 2016 quer lançar um programa de melhoramento genético para regiões que necessitem de material genético para que a raça possa se desenvolver com qualidade. Falou ainda que a ABCCMM iria disponibilizar um mailing aos núcleos com o contato dos criadores de suas regiões. Informou também que a Associação vai lançar em breve edital para um concurso para novos técnicos. O presidente comemorou durante o encontro o fato de que só nos dez dias da Nacional a entidade ganhou mais 200 associados.

Jonas informou que muitas regionais não enviaram as atas de posse de diretorias para a Associação. Ele pediu aos presidentes de núcleos presentes ou seus representantes que regularizassem a situação essa situação junto a ABCCMM.  

No término do encontro, aplausos e uma foto do presidente Daniel Borja com todos os presentes e a sensação que ficou no ar foi de que o próximo ano hípico terá muitas novidades.