A importância da suplementação de potros é abordada em palestra

Ela deve ser sempre individual e com avaliações mensais, tomando como base o crescimento e estruturação corpórea dos animais.

  • Bernardo
  • 22/07/2016
  • 07h51

"Desenvolvimento e Suplementação de Potros” foi o tema da palestra de hoje, 22 de julho, realizada no auditório do IMA, no interior do Parque da Gameleira, durante a 35ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. Conduzida por Frederico Schiess, médico-veterinário e atual gerente em Minas Gerais da Vetnil, o evento abordou a utilização do manejo nutricional e da nutrição funcional como ferramentas na criação, desenvolvimento e início de preparação dos potros.

O palestrante abriu o encontro falando dos aspectos importantes para se levar em conta no criatório, dentre eles, tipo de criação (pista, comercial, trabalho, esporte), aspectos sanitários, nutrição base, individualidade do animal e disponibilidade de mão de obra. Frederico detalhou cada um desses aspectos e falou da necessidade de segmentar os animais no criatório e priorizar a suplementação nos animais mais importantes, seja do ponto de vista de alta genética, seja de éguas prenhas ou de garanhões na reprodução.

Em seguida, mostrou a curva de crescimento para os exemplares da raça Mangalarga Marchador e correlacionou peso e idade. Falou ainda da importância de se usar prebióticos e probióticos, aminoácidos, vitaminas, do sal e de outros componentes como ômega 3 e ômega 6, nucleotídeos e betaína. Também relatou alguns problemas relacionados aos excessos de dosagem. Comentou ainda sobre a necessidade de se fazer uma avaliação mensal da suplementação considerando-se o resultado obtido e a expectativa inicial.  

Finalizou a palestra dando exemplos comerciais relacionados a potros que precisam de crescimento e estruturação corpórea e apresentou a linha de produtos da Vetnil nesse segmento.