Palestra mostrou como preservar a coluna de um cavalo

Palestrante disse que a prova funcional proposta pela ABCCMM contém em si os elementos para promover a saúde da coluna do animal.

  • Bernardo
  • 21/07/2016
  • 07h57

“A Biomecânica da Coluna do Cavalo de Sela” foi tema da palestra técnica apresentada pela médica-veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Mônaco Brossi. O evento aconteceu no auditório do IMA, hoje, 21 de julho.

Na oportunidade, Patrícia mostrou os aspectos fundamentais da movimentação da coluna dos equinos em seus segmentos cervical, torácico e lombar, relacionados à equitação. Também comentou sobre os mecanismos, através dos quais, o cavaleiro pode influenciar a mecânica desses segmentos, através de ações, embocaduras e exercícios, objetivando o desenvolvimento de todas as potencialidades do cavalo.

A finalidade do encontro foi informar aos presentes como funciona a coluna de um equino e de forma os criadores podem trabalhar os seus cavalos para maximizar o desempenho nas atividades atléticas.

De acordo com a palestrante, observar os aspectos pertinentes a coluna dos animais é prevenir lesões. “São vários exercícios que podemos aplicar para que se desenvolva a máxima potencialidade da musculatura acessória da coluna dos equinos e, como nós demonstramos aqui hoje na palestra, os próprios exercícios que compõem a prova funcional proposta pela ABCCMM contém em si os elementos para promover a saúde dessa área do animal”, conclui Patrícia, que também tem Mestrado e Doutorado na área Clínica Médica de Equinos, pela USP.