Frequência Cardíaca no MM em provas é abordada em palestra

A adoção de um programa de treinamento para os animais é imprescindível, segundo especialistas.

  • Bernardo
  • 20/07/2016
  • 16h33

Realizada hoje, 20 de julho, a palestra técnica “Caracterização da Intensidade Relativa à Frequência Cardíaca das Provas de Marcha da Raça Mangalarga Marchador” com a médica-veterinária graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica Lage. O evento aconteceu no auditório do IMA, no interior do Parque da Gameleira.

A intensidade dos concursos de marcha da raça Mangalarga Marchador foi determinada durante uma pesquisa de mestrado em fisiologia do exercício equino e foram apresentados os resultados obtidos, assim como a importância dos mesmos para o direcionamento de programas de condicionamento físico adequados que garantam o desempenho do Marchador com menores riscos de lesões.

As avaliações de frequência cardíaca foram realizadas pela pesquisadora em provas que ocorreram em Sete Lagoas e na Superagro. Os resultados demonstraram que a velocidade média nas competições ficou em torno de 11 km/h e a frequência cardíaca oscilando nos 135 bpm, o que demonstrou que as provas de marcha são eventos de intensidade média e que as orientações por parte do corpo técnico da ABCCMM são pertinentes, sobretudo, com relação à velocidade.

Um dos aspectos importantes apontados na palestra é que torna-se essencial que os criatórios passem a adotar um programa de treinamento para evitar lesões nos animais e para um melhor o condicionamento físico. Tiago de Resende Garcia, da Escola Nacional de Árbitros e coordenador do Departamento de Árbitros acompanhou a palestra e revelou que 70% dos cavalos que claudicam em pista hoje já chegam no parque mancos. Tiago, que há seis anos monitora os tempos de prova das Nacionais, endossou algumas das conclusões da palestrante, afirmando que atualmente o grande gargalo na criação é o treinamento dos animais que é realizado de forma amadora.

Além da graduação na UFMG, Jéssica é também Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Jaboticabal (SP) e atua na área de medicina esportiva equina, com experiência em fisiologia do exercício, condicionamento físico e nutrição de equinos.