Controle de parasitas foi tema de palestra

Formas de contaminação, principais parasitas, doenças relacionadas, medicamentos a serem utilizados e a eficácia de cada um, bem como exames para detectar o problema foram algumas das abordagens do palestrante

  • Bernardo
  • 18/07/2016
  • 09h34

A palestra técnica “Parasitas em Equinos” realizada hoje, 18 de julho, no auditório do IMA, foi conduzida pelo médico veterinário Rafael A. Sasse B. Albergaria. Ele abriu os trabalhos falando que os cavalos se contaminam no próprio ambiente em que vivem, nas pastagens, piquetes, baias e cocheiras e que os potros representam um grande problema para os criatórios, por apresentarem maior população de vermes. Ele afirmou que as esterqueiras também podem se transforar em dor de cabeça em um haras, por serem fonte de contaminação, se não forem manejadas corretamente.

Rafael preferiu não abordar na palestra a questão da contaminação por carrapatos se concentrando mais em parasitas como habronema, oxiurídeos, strongyloides, cestódeos, ascarídeos, gasterophilus, vermes pulmonares e chatos, dentre outros. Disse ainda que são 75 espécies diferentes de parasitas que acometem os equinos e que boa parte deles se aloja no intestino delgado.

Comentou sobre as consequências que eles trazem para os animais tais como diminuição do apetite, anemia, cólicas, diarreias, retardo no crescimento, podendo levar, inclusive, a morte. Sobre as doenças relacionados aos parasitas citou, dentre elas, os aneurismas, dermatites, orquites e pneumonias.

Em seguida, falou sobre a importância de se realizar um manejo sanitário, seja ele, estratégico ou não e do cuidado com animais que chegam de outros haras para se incorporarem ao criatório. Segundo ele, é fundamental que eles passem por uma quarentena.

Orientou os presentes no sentido de realizarem o exame de ovos por grama de fezes (O.P.G) ou a coprocultura que nada mais é que teste bacteriológico das fezes. Tais exames permitem a constatação do nível de infestação. Rafael frisou sobre a importância de realizar a vermifugação de todos os animais do plantel para quebrar o ciclo parasitário e de não usar produtos de segunda linha para animais de trabalho. Disse também que o ciclo da maior parte dos parasitas é de 21 dias.

Como medicamentos indicados contra vermes citou os princípios ativos, dentre eles, Ivermectina, Praziquantel, Moxidectina, Pirantel, Febendazol e Mebendazol.

Como coordenador técnico em Gestão de Demanda na MERIAL Saúde Animal, o palestrante não poderia deixar de falar do Eqvalan Gold e Pasta. O primeiro, um antiparasitário em formulação pronta para uso que contém Ivermectina a 1,55% e Praziquantel a 7,75%. Já o segundo à base de Ivermectina a 1,87%, indicado para o tratamento e controle de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar dos equídeos. Segundo Rafael, ambos os medicamentos estão no mercado há 20 anos e são os mais eficazes e seguros contra parasitas que trazem prejuízos a tropa.

Durante o encontro, o Rafael esclareceu as diversas dúvidas dos que participaram da palestra.