Jornal da Nacional

Acontecimentos marcantes

  • Jornalismo ABCCMM
  • 08/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 01/08/2014

 

Bem-estar é ciência e tema de palestra

Interativa, dinâmica e muito ilustrativa. Assim foi a palestra Você já parou para pensar no bem- estar do seu equino? Podemos melhorá-lo? proferida pela médica veterinária Baity Boock Leal. Ela é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2004, Mestre em Clínica e Cirurgia de Grande Animais pela UFMG e gerente de Produto Linha de Equinos pela Hertape Calier.
Baity iniciou a palestra falando da avaliação do bem-estar e enriquecimento ambiental em equinos. Afirmou que bem-estar é hoje uma ciência, que se respalda em embasamento científico, em números, e que a preocupação maior com o tema teve início quando os frigoríficos passaram a adotar normas sobre o tema, visando não prejudicar a qualidade das carnes que chegavam ao mercado.

Definiu bem-estar como a combinação entre estado físico, mental e comportamental dos animais. Para balizar e detectar este bem-estar, ela usou de cinco parâmetros/perguntas: cavalos estão bem alimentados (fome e sede), sofrem algum desconforto (frio, comportamento alterado, dor), estão livres de doenças, têm liberdade para se expressarem e se estão livres do medo e estresse.  Mostrou através de fotos e filmagens as estereopatias apresentadas pelos cavalos, ou seja, alterações comportamentais repetitivas. 

Bom-senso: primeiro passo para o bem-estar dos equinos
Em seguida, deu dicas para melhorar o bem-estar dos equinos, tais como, a necessidade de socialização dos cavalos seja com exemplares da mesma espécie ou outros animais não predadores, a utilização de camas de serragem nas baias, permitir momentos de liberdade e inserção de brinquedos no dia a dia deles. Informou também que o que mais mata os cavalos no mundo atualmente são as cólicas e que elas estão diretamente relacionadas a alimentação, sobretudo, ao consumo excessivo de ração. 

A médica veterinária teceu como consideração final que o primeiro passo para o bem-estar animal é o bom-senso. Ela abriu a palestra para perguntas. Houve criador que, preocupado com animais que lidam com pessoas, principalmente com aquelas com necessidades especiais, ou seja, que trabalham com equoterapia, questionou determinadas mudanças de comportamento em uma de suas éguas. Houve também quem falasse que quem deveria estar ali eram os tratadores dos animais para entender melhor a importância do bem-estar dos cavalos.

 

Homenagens e assinatura de contratos internacionais 

O vice-presidente da ABCCMM, Antônio Sérgio Quadros Barbosa, abriu solenidade no dia 31 de agosto de premiação de reconhecimento de criadores pelos esforços de internacionalização do Mangalarga Marchador. Presentes no encontro, além dos homenageados, criadores brasileiros, da Europa, dos Estados Unidos e Canadá.

O evento aconteceu no estande do Brazilian Saddle Horse. Após as apresentações de Antônio Sérgio, o presidente da ABCCMM, Magdi Shaat proferiu algumas palavras de forma bastante descontraída. 
Bem humorado, ele fez um breve histórico de como começou a internacionalização do Mangalarga Marchador na Europa, ideia que surgiu em 2008. Falou das primeiras participações na Equitana, das dificuldades para derrubar as barreiras sanitárias e das negociações de abertura do mercado. Contou a história da fundação da Associação Europeia que no início tinha 13 associados e que hoje são 150. Comentou sobre os dois anos de participação da raça na Fieracavalli e que, este ano, completará três edições com o Marchador. 

 

Criohorse viabilizará exportações de sêmen e embriões

Sobre a Associação Americana disse que é mais um reforço para a inserção da raça na América do Norte. Apesar das barreiras sanitárias e restrições de transporte de animais, a ABCCMM está apoiando projetos de exportação de material genético, tendo em vista que Minas Gerais conta hoje com a Criohorse, primeira central de reprodução equestre credenciada no estado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para congelamento de sêmen e embriões.

Magdi terminou seu discurso dizendo que este trabalho de seis anos tem que ser mantido, ainda mais com o Mangalarga Marchador tendo adquirido o título de raça nacional. Disse que quer multiplicar o número de associados na Europa e Estados Unidos e que um dia quer ver a raça na China. “Imagina se cada chinês tivesse um Mangalarga Marchador. Acho que não vou estar aqui para ver”, brincou. 

Ele ainda agradeceu a parceria com a Apex-Brasil que tem viabilizado o Projeto Vitrine e o Brazilian Saddle Horse. Por fim, nomeou o criador Marcelo Baptista como embaixador da raça na Europa e agradeceu a presença de todos.


Entrega das placas

Em seguida, foram entregues as placas de homenagens aos criadores que encaram os desafios de manter vida o Projeto Vitrine na Europa. Receberam-nas o presidente Magdi Shaat (Haras Elfar), Marcelo Baptista de Oliveira (Haras Maripá), Antônio Santos Silva (Haras da Figueira) e Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro (Haras Conforto), que foi representado por Antônio Sérgio. As associações estabelecidas fora do país também foram reconhecidas. Rick Schatz, representou a Associação norte-americana e Tiziana Ricci, a italiana.


Assinatura de contrato de exportação de material genético

Para finalizar, o proprietário do Haras Três Corações, Ronaldo Tavares, mostrou seu trabalho de exportação de material genético de Mangalarga Marchador para os Estados Unidos. Ele fechou duas parcerias, uma delas com um casal norte-americano que comprou 50% dos direitos da potra Cachaça de Três Corações. Com isso, os embriões serão divididos entre os dois proprietários. O casal também poderá optar por congelar uma parte e levá-la para os Estados Unidos. 

Para formalizar a exportação de material genético foi assinado durante a cerimônia contrato entre as partes envolvendo a o Haras Três Corações, a Criohorse, a ABCCMM e a Associação Americana. 
     

Visita 

A 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador recebeu na tarde de quinta-feira, 31 de julho, a visita do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Cícero Araújo Pitombo. 
Na oportunidade, ele visitou a sede da ABCCMM, estandes e acompanhou julgamentos. Pitombo destacou a importância dos projetos da entidade, em especial a preocupação da Associação sobre o bem-estar animal. “Vejo que esta questão está sendo bem trabalhada com boas iniciativas da entidade na execução de palestra e distribuição da cartilha. Foi uma satisfação estar presente neste evento. Minha impressão foi a melhor possível”, concluiu. 

Edição comemorativa 
 

A ABCCMM lançou na quinta-feira, 31 de julho, a edição 80 da revista oficial da raça, comemorativa pelos 65 anos de Associação. O evento, que aconteceu no Pavilhão B3 foi prestigiado por criadores, profissionais do meio equestre, diretores da entidade e da equipe de jornalistas da redação da revista, editada por Cleusa Canedo.  

Durante o lançamento, o presidente Magdi Shaat elogiou o empenho dos profissionais envolvidos para a produção de qualidade da publicação e enfocou a importância do veículo para a difusão do Mangalarga Marchador. “Tenho orgulho da nossa revista ser a única da raça  que chega para os nove mil associados”, festejou. Também estiveram presentes na comemoração, o deputado estadual Agostinho Patrús e o cônsul da Índia Elson de Barros Gomes Junior, que na oportunidade lançaram o interesse de parceria para o fomento do Mangalarga Marchador em terras indianas.