NOTÍCIAS DA 32ª NACIONAL

FIQUE POR DENTRO!

  • Nicolas
  • 05/10/2015
  • 10h23

POSTADO POR ABCCMM EM TERÇA-FEIRA, 16/07/2013

Marcha Picada na Nacional

A Diretoria da ABCCMM informa que para a 32ª Exposição Nacional, os animais jovens de Marcha Picada (de 18 a 36 meses) seguirão os mesmos critérios de classificação que os animais adultos dessa modalidade, ou seja, deverão participar de pelo menos um evento oficializado da raça. Esta decisão, inclusive, já havia sido divulgada na Revista 75, em novembro de 2012. 
Erroneamente foi divulgado em 20 de março de 2013, no site da ABCCMM, no jornal Tríplice Apoio, que os critérios de classificação dos animais de Marcha Picada para a 32ª Exposição Nacional seriam os mesmos dos da Marcha Batida, mas esta informação não procede e deve ser desconsiderada, tanto que o link foi retirado do site. 
Esta mesma divulgação errônea ocorreu na página 2 da Revista 76 (já enviada aos associados), e também deve ser desconsiderada.
A Diretoria informa que, para a 33ª Exposição Nacional, a ser realizada em 2014, será considerada a padronização dos critérios de classificação dos animais de Marcha Picada e Marcha Batida, conforme acordado entre Diretoria e criadores. Portanto, a partir da 32ª Exposição Nacional, os critérios de classificação dos animais de Marcha Picada e Marcha Batida serão os mesmos.

Microchip obrigatório

Todos os animais para participarem da 32ª Exposição Nacional deverão estar chipados. Até mesmo para fazer a sua inscrição no catálogo, o expositor terá que escrever o seu número. Portanto, a Superintendência do SRG orienta àqueles associados que ainda não chiparam seus animais, que aproveitem a presença de técnico de entrada de pista nas exposições para efetuar tal procedimento.
Já os animais com mais de um chip deverão portar toda a documentação no ato da vistoria.

Condôminos associados

Para que animais em condomínio participem de eventos chancelados pela ABCCMM (leilões, exposições, copas de marcha) é necessário que todos os condôminos sejam sócios da entidade e estejam quites com a entidade.


Financeiro

O expositor, para participar da 32ª Exposição Nacional, deverá estar em dia com o Financeiro da ABCCMM.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhos do Marchador na Holanda

            A Associação Europeia dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador realizará de 31 de maio a 2 de junho de 2013, o projeto Caminhos do Marchador na Holanda. É a primeira vez que o país sediará a atividade equestre.   
O evento que acontecerá em Kootwijkerbroek, na província holandesa de Gelderland, promete muitas atrações para os participantes. 
Na sexta-feira, 31 de maio, haverá festa de boas-vindas. Já no sábado, 1º de junho, cavaleiros e amazonas inscritos enfrentarão um percurso de 30 quilômetros em uma das mais belas reservas naturais da região. 
As provas funcionais e de marcha acontecerão no domingo, 2 de junho, com o julgamento do árbitro e diretor executivo da ENA, Tiago de Resende Garcia. Segundo ele, se os cavaleiros forem qualificados, poderão participar da etapa final no Brasil.

MM na Pferd International

Clique para ampliar a imagemA parceria entre a ABCCMM e Apex Brasil tem gerado resultados positivos. Depois do bom êxito obtido na Equitana 2013, o projeto marcou forte presença na Pferd International, em Munique, Alemanha, de 9 a 12 de maio. 
Para o maior evento de equinos do sul da Alemanha, foi montado um estande especial de 18 m2. Situado em local privilegiado, os visitantes da feira conheceram melhor as características do cavalo brasileiro representado pelo Mangalarga Marchador, através da divulgação de materiais informativos como folderes, exibição de DVDs e apresentação dos animais.
Foi a primeira vez que os animais da raça estiveram na Pferd International. Na oportunidade, os garanhões Apolo do Salto (Haras da Figueira), Norte do Conforto (Haras Conforto), Ouro Fino El Far (Haras El Far), Patek de Maripá e Fandango de Maripá (Haras Maripá), fizeram duas demonstrações diárias, ambas ao ar livre nos espaços “big stadium” e “western rinding arena”.
Clique para ampliar a imagemAos olhos de um público seletivo, os animais comprovaram habilidade na equitação de trabalho e na técnica de dressage, que valoriza os movimentos naturais do cavalo, evidenciando os toques sutis nas rédeas e as mudanças de posição do cavaleiro.
Durante o test ride, o público experimentou os animais, sendo acompanhado de perto por representantes da Associação Europeia do Mangalarga Marchador (EAMM). Para a visitante Ulrike Niedermeier, “testar a raça foi uma grande chance de comprovar a comodidade e temperamento dos animais”, ressaltou.
De acordo com o gerente de projetos do convênio ABCCMM/Apex Brasil, Ricardo Xavier, a participação na feira foi positiva.  “Dos contatos que fizemos, 56% das pessoas que conversamos apresentaram interesse em adquirir o cavalo brasileiro”, comemorou. 
Outro ponto de destaque do evento foi a palestra proferida pela presidente da EAMM, Astrid Oberniedermayr, que na ocasião ressaltou não só as características evidentes da raça brasileira como a rusticidade, o andamento, a docilidade, a beleza, entre outros, bem como a fácil adaptação em países setentrionais.

  

Leilões chancelados no site

            A ABCCMM disponibilizou em sua página na internet, todos os leilões chancelados pela entidade até o momento. Localizado na parte superior da página principal do site www.abccmm.org.br, o link “Acompanhe aqui os leilões chancelados pela ABCCMM” traz todas informações dos próximos remates que levam a marca da Associação. 
Através desse link, os internautas poderão consultar os lotes e a situação dos animais dentro da ABCCMM. De acordo com o gerente da Tecnologia da Informação da entidade, Nícolas Andrade, a medida traz mais segurança aos criadores. “O comprador consegue ver a situação de cada animal, antes mesmo do leilão acontecer. No link é possível saber se há pendências”, comemorou.  

Trânsito em função do mormo

Diante da confirmação da presença de mormo nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe, o IMA alerta para procedimentos relacionados ao trânsito de animais.
Equídeos que circularem dentro de Estado de MG para qualquer finalidade e destino ficarão condicionados a apresentação de comprovante de exame laboratorial negativo para mormo, dentro do prazo de validade, que é de 60 dias. Outra opção será a apresentação de resultado negativo na Prova de Maleína, cuja validade é de 120 dias, devendo os dois documentos acobertar todo o período de trânsito. Os animais devem apresentar ainda ausência de sinais clínicos de mormo.
Os equídeos oriundos de outros municípios de MG, não inseridos na relação dos 428 municípios enquadrados nas determinações sanitárias e que ingressarem em municípios da referida relação, para outra finalidade que não seja participação em eventos pecuários e abate em frigorífico, não necessitarão do atestado de exame de diagnóstico negativo para mormo. Eles deverão estar sem sinais clínicos da doença.
Já os animais de outros estados, que não façam parte da relação atual onde se confirmou a presença de mormo, que ingressarem em MG para outra finalidade, que não seja a participação em eventos pecuários, não necessitarão do atestado de exame laboratorial negativo para a doença. Eles deverão estar sem sinais clínicos de mormo. No entanto, para retornar à origem o animal deverá ser submetido a um exame laboratorial de diagnóstico para mormo, ser negativo no referido exame e não apresentar sinais clínicos da doença. 
As restrições para circulação de animais estão na circular 024 /2013, do IMA, datada de 15/05/2013. Nela consta a relação de 428 municípios enquadrados nas determinações sanitárias. Clique Aqui Para Ler A Circular Na Íntegra

Código de Estabelecimento

“Equídeos em trânsito, cujas GTAs não constarem o ‘Código de Estabelecimento’ de origem na guia, serão barrados pelos órgãos de defesa sanitária na entrada dos eventos ou nas barreiras das estradas, ou seja, voltarão para casa.” O alerta é da coordenadora do Programa de Sanidade de Equídeos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Dra. Valéria Maria de Andrade Almeida, e já vale para todos os eventos no estado de Minas Gerais, incluindo a SuperAgro e a Nacional do Mangalarga Marchador. Tais eventos acontecerão, respectivamente, de 28 de maio a 2 de junho de 2013 e de 17 a 27 de julho de 2013, ambos no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).

EquiMarcha

A ABCCMM, em parceria com o Centro de Treinamento Mello Vianna (CTE), realizará o I Simpósio de Equitação e Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador (EquiMarcha) nos dias 21, 22 e 23 de junho, na Fazenda do CTE em Confins (MG).
Fiquem atentos, pois o evento será voltado para técnicos peões, treinadores, criadores, veterinários, profissionais envolvidos com a produção de equipamentos equestres, nutrição, podologistas e proprietários de centros de treinamentos.
Em breve, a ABCCMM estará divulgando a programação completa do simpósio.

Alô regional

               O atendimento aos associados por telefone continua regionalizado, portanto ao ligar para a ABCCMM, disque no número correspondente a sua região. 
A medida adotada desde março de 2012 proporciona mais agilidade na prestação de serviços e melhora a comunicação do associado com a entidade.  
Neste programa, cada região tem um centro de atendimento com funcionárias para resolver qualquer tipo de questionamento do criador. Veja o número do telefone de sua região Clique Aqui

Foto Principal: Roberto Pinheiro