Palestras Nacional 2018

Alimentação Extrusada

  • PAULA MAGALHÃES
  • 25/07/2018
  • 21h38

 

Nesta Nacional, a ABCCMM tem realizado uma série de encontros entre pesquisadores, criadores, tratadores e demais pessoas que lidam com o Mangalarga Marchador no dia a dia.

Na terça-feira, o auditório do IMA recebeu a palestra Vantagens da utilização de produtos extrusados na nutrição de equinos, com o zootecnista Rodrigo do Nascimento, especialista em nutrição animal.

Segundo explicou Rodrigo, a ração extrusada seria uma forma de manter a nutrição dos equinos durante todo ano, pois seriam alimentos completos, compostos de volumoso, feno e concentrado, fornecendo ao animal uma dieta proteica com todos os nutrientes necessários. Outras vantagens seriam a superação de variações climáticas ao longo do ano, limite de áreas produtoras de capim e também a diminuição do desperdício.

Outro problema levantado pelo zootecnista, e que seria minorado com a extrusão dos alimentos, envolve um mal recorrente no mundo equestre, as cólicas intestinais. O que de acordo com ele acontece porque muitas vezes os tratadores não conseguem equilibrar a qualidade e a quantidade dos alimentos ofertados aos animais, além de sua distribuição adequada em diferentes períodos do dia. Ainda novidade no mercado, os alimentos extrusados seriam uma alternativa para minorar esses problemas nas propriedades.