Comportamento

Entenda o que é ordem de dominância

  • FLÁVIA ZAGO
  • 11/03/2019
  • 11h35

 


A veterinária Valéria Maria de Andrade Almeida explicou mais uma curiosidade a respeito dos potrinhos. Você sabia, que a posição das orelhas pode definir o comportamento dos pequenos marchadores? Leia a seguir:

 

Em um grupo de potros crescendo juntos, sempre surge uma ordem de dominância. Para avaliá-la em seu rebanho, o criador deve perceber quais potros apresentam um comportamento agressivo e quais se submetem a ele. As agressões são representadas por mordidas e coices e, para diferenciá-las de uma brincadeira agressiva, devemos observar o posicionamento das orelhas. Se estiverem posicionadas para trás, rente ao pescoço, a agressão está caracterizada. Os potros submissos geralmente se afastam dos agressores.

A ordem de nascimento e o posicionamento da mãe no rebanho (se é ou não dominante), são variáveis importantes na determinação da dominância do potro. Potros mais velhos são mais dominantes que os potros mais novos. Potros de éguas dominantes tendem a ser dominantes. Se os potros herdam a agressividade necessária para a dominância ou se aprendem isso com suas mães, ainda não está bem claro.

Potros se preparando para a maturidade instintivamente sabem que deverão competir com outros machos. As potras entendem que devem se relacionar com os demais membros do rebanho de maneira relativamente amigável.

Uma vez que a relação de dominância é estabelecida, a maioria do comportamento social é de natureza amigável. Isto pode ser especialmente visto quando dois potros, com a face em direção opostas, usam os dentes para coçarem a cernelha e as costas um do outro. Os potros machos apresentam esse comportamento exclusivamente com outras potras. Por outro lado, as potras o fazem duas vezes mais que os potros e com ambos os sexos.

Fique conectado nas redes sociais e aqui no portal. Em breve mais peculiaridades.