O congresso Mangalarga Marchador 2024, realizado pela ABCCMM em Belo Horizonte (MG), foi concluído neste sábado, 7 de dezembro, com uma série de palestras voltadas para a evolução da raça.
A primeira palestra do dia, “Desenvolvimento físico do potro: da epífise à maturidade esquelética – implicações no treinamento”, foi ministrada pela doutora Kate Barcelos e moderada pela doutora Adalgiza Souza Carneiro e pelo doutor Rafael Resende Faleiros.
Na sequência, aconteceu a palestra “Biomecânica e a Importância da Naturalidade na Avaliação dos Quesitos da Marcha” da Dra. Gabriela Soares de Moura Guenka, com os moderadores Tiago de Resende Garcia e Fernando Mello Vianna.
Em seguida, participantes acompanharam os resultados dos trabalhos de estudo sobre Cinemática, com a palestra “Cinemática: apresentação do trabalho realizado nas Exposições Nacionais 2023/2024”, conduzida pelo doutorando Felipe Santos, com moderação de Fabiano de Abreu Bittencourt e Tiago de Resende Garcia.
Após o almoço o público assistiu à palestra “Perfil Reprodutivo Atual Do Mangalarga Marchador: Desafios E Avanços Para Registro Genealógico”, ministrada pelo doutor e professor Márcio Gianordoli Teixeira Gomes, que teve como moderadores os doutores, Gustavo Mendes Gomes, José Renato Costa Caiado e Reno Roldi de Araújo.
Para fechar a programação técnica do congresso Mangalarga Marchador 2024, o zootecnista Bruno Felipe de Souza Lima ministrou a palestra: “Princípios e Técnicas do Treinamento do Mangalarga Marchador”. Participaram como moderadores deste tema, Diogo Gonzaga Jayme, Fernando Mello Vianna e Geraldo Fernandes.