Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem

Integrantes de comissões do MM conheceram o local

  • PAULA MAGALHÃES
  • 30/01/2025
  • 13h58

Diretoria da ABCCMM e integrantes da CCD e da CRD visitam o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem no Rio de Janeiro


Diretoria da ABCCMM e integrantes da Comissão de Estudos Antidopagem (CEA); da Comissão de Controle de Dopagem 
(CCD) e da Comissão de Recurso de Dopagem (CRD), realizaram na segunda-feira, 27 de janeiro, visita técnica ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), responsável pelos exames de antidopagem realizados nos eventos do Mangalarga Marchador e sediado no Rio de Janeiro.

Participaram da visita Maurício Pierrotti, diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM e membro da CEA, Cynthia Feliciano, presidente da CEA, Fernando Solera, presidente da CCD e Caio Medauar, membro da CCD.

Recebidos pelo coordenador do laboratório, Henrique Marcelo Gualberto Pereira e sua equipe, acompanharam toda a cadeia de custódia, etapas e procedimentos dos exames para controle de doping. Na ocasião, houve ainda uma reunião entre integrantes das Comissões visitantes, representantes do LBCD e a Chefe de Divisão de Bem-estar Animal do MAPA, Lizié Buss, que participou de forma virtual.

A presidente da CEA, Cynthia Feliciano, destacou que a oportunidade de conhecer o local atesta a credibilidade do processo: "É um laboratório que segue padrões internacionais e, para manter seu credenciamento, passa constantemente por inspeções e avaliações, que garantem a segurança e o rigor de todos os procedimentos. Este é o fator mais importante para nós, a confiabilidade no processo. Além disso, a participação ativa do MAPA reforça os ajustes e regulamentos necessários ao controle de dopagem.”

Segundo Fernando Soléra, a visita ao LBCD foi importantíssima sob vários aspectos: “O que mais me chamou a atenção foi a nossa ABCCMM ser considerada, tanto pelo diretor do laboratório, Prof. Dr. Henrique, como pelo MAPA, que participou da nossa reunião como exemplo de fortalecimento ao bem estar-animal,  através do Programa Antidoping da Raça Mangalarga Marchador. A Associação saiu na frente e após cuidadosa avaliação técnica (visitamos alguns laboratórios) e escolhemos o maior e melhor Laboratório Antidopagem de todo o hemisfério sul, o Laboratório Brasileiro de Controle de Doping  -  LBCD para analisar as nossas amostras, diga-se altamente capacitado para análises laboratoriais em humanos e animais”.

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem integra o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC), vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ – UFRJ). Único laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) na América do Sul, desde 2004, e pelo Comitê Olímpico Internacional, desde 2002, o LBCD é certificado pela ISO 17025. Atualmente, realiza 100% das análises dos atletas de todas as modalidades esportivas praticadas no Brasil. Junto ao MM, o laboratório tem atuado na análise toxicológica de animais.

Para o diretor de Esportes e Provas Funcionais, Maurício Pierrotti, foi de extrema importância conhecer as instalações e processos de análise do LBCD: “Além da excelência do laboratório, podemos afirmar que temos um parceiro de trabalho nas questões antidopagem com a expertise de 36 anos. Temos a segurança de um laudo antidopagem inquestionável, ou seja, temos a certeza se um determinado animal competiu sob efeito de substância proibida ou não. A partir daí, o processo fica simples e o resultado será conclusivo.”