O MM no Esporte

Competições comprovam a versatilidade da raça

  • PAULA MAGALHÃES
  • 07/07/2025
  • 20h28

 

O Mangalarga Marchador tem comprovado cada vez mais suas qualidades. Além da aptidão paras as pistas, a raça tem se destacado também nas provas esportivas. 

Nos últimos anos, um importante legado foi construído por meio das ações do Departamento de Esporte com os Circuitos de Provas Esportivas, o Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, as Cavalgadas Temáticas, o Caminhos do Marchador e outras provas que mobilizam competidores de todo o país em torno de uma mesma paixão. 

O diretor de Esportes e Provas Funcionais, Maurício Pierrotti, afirma: “Nós idealizamos os circuitos de provas esportivas justamente para fomentar um mercado que a gente não tinha para o bom cavalo de sela que nós temos. E os resultados nos mostram que estamos no caminho certo. No início da gestão, a gente estava com uma média de uma a duas provas por mês, hoje, nós estamos com uma média de 7,2 provas esportivas por mês, um crescimento que confirma a versatilidade do Mangalarga Marchador. 

Implementado em 2022, o projeto Cavalgadas Temáticas conquista cada vez mais adeptos, com 23 realizadas no Brasil, e mais de 450 km de trilhas percorridas em oito estados brasileiros e mais de 2.800 participantes. A iniciativa também ganhou contornos internacionais, com duas edições nos Estados Unidos, uma no estado do Arizona em 2024 e outra prevista para agosto de 2025 em Montana. 

Criado no ano de 2023, O Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais conquistou o público logo na primeira edição e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Raça Mangalarga Marchador. Nas duas edições foram realizadas 2.753 passadas. 

O competidor Roberto Afonso Marques, de Barra do Piraí (RJ), destaca as aptidões da raça: “O Mangalarga Marchador é o cavalo mais versátil que existe, é o mais completo. É nosso cavalo da lida do dia a dia e aqui a gente repete tudo que é praticado na fazenda.” 

A funcionalidade e versatilidade do MM também foram comprovadas com os circuitos de provas esportivas (Paraibano, Potiguar, Sul Fluminense, Rio Minas e Sudoeste da Bahia e Norte de Minas), que reúnem competições de Ranch Sorting, Team Penning, Cinco Tambores, Três Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade e Marchador Ideal. 

Domingos Filho, de Fortaleza (CE), que também é competidor das provas esportivas complementa: “Parabenizo por esse fomento que permite que todas as pessoas e famílias, todo criador, seja de Marcha Picada ou de Marcha Batida, possam participar.”  

Construir um legado para o Mangalarga Marchador é, também, garantir que as novas gerações vivam a conexão com a raça de forma autêntica e duradoura. 

Clique aqui e assista mais um episódio da série Tradição se Honra, Legado se Constrói.