Informativo Semanal

Notícias da Raça

  • NACIONAL
  • 09/10/2015
  • 12h36

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 06/02/2015

 

Equitana 2015

            A raça Mangalarga Marchador estará presente em mais uma edição da Equitana, a maior feira equestre mundial. O evento acontecerá de 14 a 22 de março de 2015, em Essen, Alemanha. A Equitana contará com mais de 800 expositores, concentrados em uma área de 90 mil m2. O espaço abriga ainda 17 salas de exposições do Exhibition Centre Essen. Durante a feira é possível ter acesso a novos produtos e inovações que irão chegar ao mundo equestre.

            A presença do Mangalarga Marchador na feira é mais uma ação do projeto setorial Brazilian Saddle Horse (BSH), fruto da parceria entre ABCCMM e Apex-Brasil. Para receber os visitantes, um estande de 75 m2 está sendo elaborado. O espaço estará localizado próximo a uma arena, onde haverá diariamente apresentações dos garanhões da Vitrine do Marchador, Patek de Maripá (Haras Maripá), Fandango de Maripá (Haras Maripá) e Ouro Fino Elfar (Haras Elfar).

             Nos últimos dois anos, o Mangalarga Marchador já participou junto ao Projeto BSH de sete eventos na Alemanha, país de tradição equestre que tem apresentado potencial de mercado para a raça. Com objetivo de fortalecer a imagem do Brasil como o local de origem de um dos melhores cavalos de sela do mundo, a Equitana 2015 proporcionará novas oportunidades de negócios e divulgação para o Mangalarga Marchador. De acordo com a representante da Equitana no Brasil, Patrícia Opik, 250 brasileiros já garantiram presença na feira.

 

Histórico      

            A primeira vez que a ABCCMM montou um estande oficial na Equitana foi em 2009. A participação na feira culminou na criação da Associação Europeia do Cavalo Mangalarga Marchador.

            A Equitana 2011 foi a primeira atividade do Projeto Vitrine do Mangalarga Marchador na Europa com os garanhões Apolo do Salto (Haras da Figueira), Norte do Conforto (Haras Conforto), Ouro Fino Elfar (Haras Elfar), Patek e Urano de Maripá (Haras Maripá). Em quatro apresentações diárias, os animais chamaram atenção do público.

            A participação na feira em 2013 foi como ação do BSH. Na oportunidade, a raça estreou no Hop Top Show, ganhando visibilidade privilegiada. 

           

Victor Dzenk

            A coleção ?Le Cheval? do estilista Victor Dzenk, inspirada no Mangalarga Marchador e apresentada no São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina chegará às lojas em março.

            Em Belo Horizonte (MG), a peças estarão disponíveis aos consumidores a partir do dia 3 de março na loja do estilista, localizada no Bairro de Lourdes.

            Outro ponto de venda será o Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro. A coleção chegará à capital fluminense no dia 5 de março.  

       

Marchadores pela Vida

            O projeto social Marchadores pela Vida continua e depende de você para ganhar ainda mais força em 2015. A proposta é arrecadar doações de criadores e pessoas ligadas ao Mangalarga Marchador, para ajudar na recuperação de doenças, portadores de câncer e dependentes químicos.

            Aqueles que desejarem fazer doações em dinheiro deverão proceder aos depósitos através do Banco Santander ? Ag 1663  Conta Corrente 13 000049-3, titular ABCCMM.     

 

Novo leiloeiro na praça

            Um novo nome surge no mercado rural e nas negociações envolvendo animais. Trata-se do leiloeiro Paulo Sérgio de Mello Silva. Associado da ABCCMM desde 1987, ele completou este ano 40 anos e é o titular do sufixo PSM, com fazendas em Caxambu (MG). Foi nomeado leiloeiro rural pela Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) em 16 de maio de 2014 e se filiou ao Sindiler (Sindicato dos Leiloeiros Rurais e das Empresas de Leilão do Estado do Rio Grande do Sul), em 7 de agosto de 2014. Também faz parte do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais.

            Paulo Sérgio encontra-se apto a exercer a profissão e não vê a hora de estrear. Segundo ele, não existe curso preparatório para ser leiloeiro, já que o que determina é o aprendizado e conhecimento sobre o produto a ser leiloado. Em breve, ele espera estar contribuindo com o crescimento e expansão do Mangalarga Marchador, agora não apenas como criador. Vamos aguardar!

 

CAR e água na pauta de reunião, em Brasília

            O Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os produtores rurais do país, mais outros temas como o licenciamento ambiental e a questão da água foram discutidos pelas ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Elas estiveram reunidas dia 5 de fevereiro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com os secretários estaduais de agricultura e de meio ambiente. Clique aqui e veja a íntegra do que foi publicado sobre a reunião.

 

MMTV

            O MMTV deste domingo trará algumas das matérias que foram destaque em 2014. A retrospectiva começará com a história do haras pernambucano, Lagoa da Serra. Uma matéria especial sobre doma racional com o instrutor de equitação, Fenando Mello Vianna também terá destaque.  Os critérios do julgamento de marcha e morfologia, o curso para universitários e o Projeto Marchadores pela Vida também estarão na programação que está imperdível.