Informativo Semanal

Notícias da Nacional

  • Jornalismo ABCCMM
  • 07/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2014

Recorde de expositores na 33ª Nacional

Dezoito estados estarão representados na 33ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, que acontecerá de 23 de julho a 2 de agosto de 2014, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento traz este ano número recorde de expositores: 611. Para os julgamentos foram inscritos 1.324 animais. Ao todo são 156 animais em condomínio e 152 expositores estarão participando do evento com apenas um animal.

Fernando Diniz Olivé é o expositor com maior idade a trazer animais para Nacional. O mais novo, Lucca Souza Zica, é associado mirim nascido em 17 de agosto de 2012. Ambos trarão para o evento apenas um animal.

Os cinco estados com maior número de animais expostos são Minas Gerais com 424, Rio de Janeiro com 278, Bahia com 144, São Paulo com 139 e Pernambuco com 73.

 

Test Ride

O Test Ride do Mangalarga Marchador estará novamente funcionando nesta Nacional. É a oportunidade de crianças, jovens e adultos experimentarem a montaria nos cavalos da raça. A atividade acontecerá na pista em frente ao Pavilhão E6, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

 

Estande para recepcionar os estrangeiros

Durante a nacional, o Brazilian Saddle Horse marcará presença com um estande. Lançado em 2012, o projeto é fruto do convênio firmado entre a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O estande será o ponto de apoio para recepcionar os visitantes europeus e norte-americanos.

Uma comitiva de aproximadamente 20 criadores, vindos dos EUA, Alemanha e Itália visitará a Nacional e também alguns haras. O objetivo é alavancar a exportação de animais e de material genético para a Europa e América do Norte, visando à promoção da raça no exterior e à sua consolidação nesses mercados.

 

Nova Prova Funcional do MM

Nos dias 30 de junho e 1º de Julho os árbitros da ABCCMM juntamente com o diretor da Escola Nacional de Árbitros (ENA) e gerente de Esportes da ABCCMM, Roberto Naves, e do diretor de Esportes, Vicente Araújo, se reuniram na sede do Haras Jatobá, em Pedro Leopoldo (MG).

Durante o encontro foram feitos os ajustes finais da nova Prova Funcional do MM, que entrará em vigor já em agosto de 2014, logo após a 33ª Nacional. Na ocasião foram discutidos também os critérios de avaliação e as penalidades em cada figura.