Informativo Semanal

Jogos da Copa alteram rotina na Gameleira, Reforma Estatutária, Notícias da Nacional, Programação Social, Mangalarga Marchador - raça nacional, MMTV

  • Bernardo
  • 07/10/2015
  • 17h59

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 23/05/2014

 

Jogos da Copa alteram rotina na Gameleira

            ABCCMM comunica aos seus associados, fornecedores e prestadores de serviço que nos dias de jogos do Brasil e na cidade de Belo Horizonte/MG (dias 12, 17, 23 e 24 de Junho e 4, 8 e 9 de Julho de 2014), o acesso ao Parque da Gameleira ficará restrito aos funcionários que trabalham nas diversas associações. A ABCCMM funcionará internamente, mas não haverá expediente externo nestes dias.

 

Reforma Estatutária

            A Diretoria da ABCCMM está propondo um profundo debate para a revisão e modernização do Estatuto do Cavalo Mangalarga Marchador. Para colher sugestões de todos os que desejam participar do processo de construção do novo Estatuto, o vice-presidente da ABCCMM e coordenador da Comissão Antônio Sergio Quadros Barbosa disponibiliza o e-mail sergioituverava@gmail.com para receber ideias e opiniões.             Todas as mensagens recebidas por ele serão encaminhadas à equipe da Fundação Dom Cabral para que sejam catalogadas por assunto. Participe e expresse a sua opinião. 

 

Notícias da Nacional        

            De 23 de julho a 2 de agosto de 2014, o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), será palco da 33ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. O evento celebrará os 65 anos de ABCCMM e terá como tema “Mangalarga Marchador, o cavalo nacional”.

             A abertura oficial da Nacional acontecerá no dia 24 de julho (uma quinta-feira) e não mais no sábado, como vinha ocorrendo nos últimos anos. Entre as atrações do dia, show confirmado da dupla sertaneja Cézar Menotti & Fabiano. 

             César Menotti & Fabiano têm uma fundamental participação na proliferação do Sertanejo e na autêntica música caipira junto ao público jovem. Na exposição de 2012, os cantores tornaram-se sócios da ABCCMM. Na oportunidade, eles visitaram estandes e acompanharam leilões. 

              Estão programados para os 11 dias de exposição, julgamentos de morfologia, provas funcionais, campeonatos de marcha, leilões de elite, test ride e shopping de animais de alta qualidade zootécnica, além dos encontros de confraternização na Alameda dos Núcleos. 

              Os últimos eventos classificatórios para a 33ª Exposição Nacional serão realizados até 22 de junho de 2014. A inscrição será encerrada em 23 de junho de 2014.

 

Programação Social

Ana Cristina Marquito, esposa do presidente Magdi e coordenadora da agenda social da 33ª Nacional, está programando para 2014, vários eventos para o público feminino na Casa do Criador, que serão divulgados brevemente.

 

Mangalarga Marchador, raça nacional

            A presidente Dilma Rousseff sancionou em 19 de maio de 2014, a Lei nº 12.975, que declara o Mangalarga Marchador como raça nacional de cavalos do país. O decreto federal ocorreu com base no Projeto de Lei nº 4.158/12, de autoria do criador baiano e deputado Federal, Arthur de Oliveira Maia, titular do sufixo Congregação.

            Associado desde 2009, Maia cria o Mangalarga Marchador nos municípios de Pojuca e Bom Jesus da Lapa, ambos na Bahia.

            A notícia foi comemorada pelo presidente da ABCCMM, Magdi Shaat. “Fiquei satisfeito com a notícia. Hoje nós temos o melhor cavalo de sela do mundo e ser reconhecido como raça nacional é uma grande conquista. Nosso próximo passo será conseguir isenção tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no transporte de cavalos a exemplo do que ocorre com os bovinos”, informou.  

 

MMTV   

            O Mangalarga Marchador do próximo domingo apresentará como destaque a criação do Haras Espinho Preto, do criador Roberto Duarte. A Exposição de Altinópolis e as mudanças na Fundação Barão de Alfenas também estão na programação. A crescente no mercado de embriões será o tema do quadro Tira Dúvidas. Em matéria especial, o árbitro da ABCCMM Roberto Ribas explica as características do padrão da raça. Imperdível.