Informativo Semanal

Diretoria realiza encontro com criadores, QR-Code, MM para Universitários, Caminhos do Marchador

  • Jornalismo ABCCMM
  • 06/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEGUNDA-FEIRA, 24/02/2014

Diretoria realiza encontro com criadores

            Realizada em 18 de fevereiro de 2014, no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), reunião entre a Diretoria da ABCCMM, corpo técnico e associados interessados em discutir e sugerir mudanças relacionadas ao doping, regulamentos de Eventos e ranking.

            Presentes ao encontro, o presidente Magdi Shaat, o vice-presidente, Antônio Sérgio Quadros Barbosa, o diretor Social, Paulo Nóvoa, o diretor de Promoção e Marketing, Maurício Zacarias Constâncio, o diretor de Eventos, Carlos Augusto Karam, o diretor executivo da ENA, Tiago de Resende Garcia. Marcaram presença associados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

            O presidente Magdi Shaat abriu o encontro. Falou que as sugestões levantadas, se aprovadas, valeriam como medidas para serem implantadas em 2014 (algumas delas), ou 2015. Em seguida, passou a palavra para o diretor Carlos Augusto Karam, escolhido coordenador dos trabalhos.

Sugestões apresentadas

            Karam informou que a Associação recebeu sugestões através de e-mails encaminhados pelos Haras Cartuxa, MH, da Água Boa, 5M, Yuri e Recanto Alegre, as Fazendas das Águas e Conquista e a Associação dos Criadores do Espírito Santo. E, no decorrer dos debates, recebeu outras dos associados presentes Yuri Semansky, Marcelo Sampaio, João Vita Fragoso, João Mário Fortunato, Luiz Antônio Peres Flores, Georgina Penna Costa, Jonas Oliveira, Ronaldo Gomes, Adão Luiz de Andrade, Maurício Zacarias Filho, Rogério Bivar Simonetti e Marco Aurélio Duarte.

            Em se tratando do Doping, foi sugerido pelos expositores presentes, havendo consenso da subida em bloco na classificação dos animais beneficiados por exemplares enquadrados positivos nos exames, também foi sugerida a aplicação de multa pecuniária aos proprietários dos animais que utilizarem substâncias proibidas.

            O tema Regulamento Geral de Eventos gerou ampla discussão. A sugestão de Rogério Bivar de ampliar a participação e melhorar a pontuação dos castrados nas diversas exposições, visando fomento e mais abertura de mercado para estes animais, foi bem aceita e tem tudo para ser acatada.

                                               Chancela de eventos

            Uma medida que foi aprovada para ser implantada de imediato, foi relacionada à chancela de eventos. Foi decidido que só os núcleos regionais da raça poderão marcar e chancelar exposições e concursos de marcha, respeitando a distância de 150 km de um município para outro, de forma que eventos com distâncias menores não poderiam realizá-los numa mesma data. Os eventos informados ao setor competente, ao final de cada ano, conforme previsto nos regulamentos, juntamente com os calendários de exposições agropecuárias de cada cidade teriam prioridade no agendamento dos eventos.

Mais sugestões

            Outros temas abordados na reunião foram: implantação de microchip com GPS, visando a possibilidade de localização de animais eventualmente furtados ou desviados; realização dos concursos de  progênies no início das exposições; e regulamentar as questões relacionadas aos animais em condomínios, tanto relacionados à pontuação para cada proprietário nas premiações das exposições e até nas questões que envolvem doping.

            Também foi sugerido que o Projeto Mangalarga Marchador para Todos traga na grade dos seus cursos conhecimentos sobre o uso de substâncias proibidas e sobre doping visando conscientizar, sobretudo, os tratadores. O tema foi ainda abordado para figurar em diversas mídias da Associação, incluindo nas edições do MMTV.

            Várias outras sugestões foram anotadas pelos representantes da ABCCMM e serão futuramente definidas. São elas: adoção de mesma idade mínima para as exposições especializadas e para a Nacional; aumento do número de categorias de castrados na Nacional e até nas especializadas; pontuar os castrados no Ranking até o 5º colocado e até o 7º colocado nos campeonatos de marcha; adoção de tabela única de pontuação do Ranking com limitação do uso dos melhores resultados; adoção de mesma pontuação para categorias convencionais e concursos de marcha e premiar oficial e formalmente os reclassificados após apuração do doping.

            Penalidades mais severas na reincidência de doping, a segregação do Ranking ente animais jovens, adultos e pleno, considerando ambos para as marchas batida e picada, bem como a retirada de limite máximo de idade – hoje 204 meses – para participação em julgamento convencional, também foram temas levantados.

Foi ainda cogitado o uso de escala numérica para a divisão de categorias dos animais jovens na Nacional, com mínimo de cinco, ou seja, para se ter a segunda categoria deveria ter pelo menos dez animais em cada.

            Sugestão que foi até aplaudida e que tem tudo para ser aprovada após a Nacional 2014, foi a obrigatoriedade da utilização de bridão sem barbela em animais de até 48 meses. O objetivo argumentado foi a valorização da marcha genuína e da equitação. Por fim, muito bem aceita foi a ideia da realização das Provas Funcionais em um único horário e nas mesmas condições de ambiente para todos, faça chuva, faça sol.

            Por fim, os criadores de marcha picada sugeriram extinguir os campeonatos jovens dessa modalidade de andamento, de todos os eventos.

            Encerrando esses tópicos, o diretor Karam informou que será constituída comissão específica para estudo e adequação das diversas sugestões apresentadas, sendo certo que aquelas de natureza técnica deverão ser avaliadas também pelo CDT.  

TAC

            O presidente Magdi Shaat encerrou o encontro expondo o momento atual em que se encontra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a ABCCMM, o Ministério Público Federal e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

            Falou ainda da criação do livro aberto para alguns animais e da necessidade de resguardar a Associação nas questões que envolvem o TAC.

Da compra e venda de animais

O Serviço do Registro Genealógico (SRG) da ABCCMM orienta os associados  a não efetivarem nenhuma compra de animal sem antes consultar a situação do vendedor na entidade. De acordo com o Regulamento do SRG, para a efetivação da transferência de animais, será exigido que vendedor e comprador estejam em dia com a Tesouraria da ABCCMM.

Outra orientação é que os interessados deem preferência à aquisição de produtos ofertados em leilões chancelados pela entidade. Isso porque tais pregões garantem não só a fidelidade de papéis como a regularidade financeira do vendedor para com a Associação.

QR-Code

Os associados da ABCCMM passam a ter mais uma ferramenta tecnológica para obter informações com agilidade e segurança sobre os registros de seus animais. Trata-se do QR-Code, um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usando smartphones ou tablets equipados com câmera. Portanto, cada animal passa a ter o seu QR-Code impresso no certificado, tanto provisório ou definitivo.

Para utilizar esta ferramenta, o usuário deverá ter acesso a internet e instalar em seu smartphone ou tablet, um aplicativo de leitura de código de barra, facilmente encontrado na internet.

Através do aplicativo instalado, o associado deverá posicionar a câmera aberta sobre o código e automaticamente, abrirá a tela com todas as informações do animal que estiverem disponíveis no sistema da ABCCMM, tais como, cobrições, nascimentos, filhos, premiações, exames etc. De qualquer lugar onde haja cobertura de Internet será possível realizar as consultas de forma fácil e simples.

MM para Universitários

            Estudantes de Medicina Veterinária da UFMG e criadores compareceram em peso no Curso da Raça Mangalarga Marchador para Universitários - Nível 2.

            Promovido pela ABCCMM e pelo Grupo de Estudos da Escola Veterinária da UFMG, o curso aconteceu neste final de semana, com aulas práticas no Haras Portal do Marchador, em Betim (MG).

            Todo o conteúdo do curso foi ministrado pelo veterinário, árbitro e coordenador do projeto Mangalarga Marchador para Todos, José Ferraz, e pelo diretor executivo da ENA, Tiago de Garcia Resende.

            Os sentidos e comportamento dos cavalos, proporções e compensações, aprumos, biomecânica da locomoção dos equinos, angulações e biomecânica da Marcha foram os temas escolhidos para os estudantes. Veja abaixo a programação de março.

 

Curso para Novos Criadores – Nível 1


Belo Horizonte (MG) – 14, 15 e 16 de março – Promotores: ABCCMM – Elder   e-mail:elder@abccmm.org.br ou  cel: (31) 84120291

Conselheiro Lafaiete (MG) – 21, 22 e 23 de março-Promotores: ABCCMM e Clube do Cavalo –Renato e-mail: renato@retificaraumec.com.br  (31)9987-1638

Realeza (MG) - 28, 29 e 30 de março- Promotores ABCCMM e Núcleo do Pico da Bandeira – Inscrições: Emerson e-mail: emersonsgemas@hotmail.com

Curso para Novos Criadores - Nível 2


João Pinheiro (MG) - 28, 29 e 30 de março – Promotor: ABCCMM Inscrições: José do Carmo e-mail: trintatrintacouto@hotmail.com – cel: (38) 3561-3030 ou (38) 8402-1530

Curso para Universitários - Equitação Básica


Campos (RJ) - 14, 15 e 16 de março – Promotores: ABCCMM e UENF –Universidade Norte Fluminense - Inscrições: Fernando e-mail:  nandorgomes@ig.com.br - cel: vivo-22-96014410 e tim-22-81564157

Curso para Mão de Obra – Doma


Cristina (MG) - 14 ,15 e 16 de março - Haras Traanswall,  Promotores: ABCCMM e Núcleo da Mantiqueira – Inscrições : Gilmar email: gilmarharas@gmail.com 35-91366470

Informações:

José Ferraz:  ferraz@abccmm.org.br/ 31 8430-6249

Elder: elder@abccmm.org.br/ 31 8412-0291

 

Caminhos do Marchador

            Depois do sucesso da 4ª etapa realizada no Beach Park, em Fortaleza (CE), o projeto Caminhos do Marchados partirá para as belas paisagens do estado de Minas Gerais. A próxima etapa acontecerá de 14 a 16 de março de 2014, em Itabira (MG). Informações: Departamento de Esportes da ABCCMM (31) 3379-6141.