Informativo Semanal

3ª Fase do TAC, Agenda cheia dia 18, AGE em Cruzília, Parque da Gameleira em pauta, MMTV

  • Jornalismo ABCCMM
  • 06/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 14/02/2014

3ª Fase do TAC

            O presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, e o superintendente do Serviço do Registro Genealógico da ABCCMM, Henrique Machado, estiveram reunidos dia 11 de fevereiro de 2014, na Procuradoria da República de Minas Gerais. O encontro serviu para tratar de detalhes da terceira fase do Plano de Metas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) realizado entre a entidade e o Ministério Público Federal (MPF). Da reunião ficou acordado que a ABCCMM fará uma minuta para ser aprovada pelo MPF e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

            Também estiveram presentes no encontro o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Mário Alves Barbosa Neto, o superintendente do Serviço do Registro Genealógico da ABCCRM, Jayme Ignácio Rehder Netto, o representante do Ministério Público Federal, Augusto Cançado Salles, o procurador da República, Tarcísio Henrique Filho, e o advogado Caio Vieira de Mello. Três fiscais do MAPA também marcaram presença na reunião.

 

Agenda cheia dia 18

            Dia 18 de fevereiro de 2014, próxima terça-feira, haverá reunião de Diretoria da ABCCMM, na sede da entidade. Este será o décimo quinto encontro dos diretores da Associação na gestão do presidente Magdi Shaat.

            No mesmo dia, a partir das 14h, acontecerá, no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), reunião entre a área técnica da entidade e criadores, que tratará de temas como doping, regulamentos e ranking.

 

AGE em Cruzília

            A ABCCMM e o presidente da Fundação Barão de Alfenas, Marcelo Junqueira Ribeiro, convidam os associados para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), às 10 h, no dia 13 de março de 2014, na sede da Fundação Barão de Alfenas, situada na Praça Monsenhor João Câncio, 192, centro de Cruzília (MG).  

            Conforme convocação publicada em 13 de fevereiro de 2014, no jornal Correio do Papagaio, a AGE terá como pauta a Alteração do Estatuto Social da Fundação Barão de Alfenas.

           

Parque da Gameleira em pauta

            Matéria publicada ontem, 12/02/14, pela Agência Minas, órgão de notícias do Governo de Minas Gerais, traz informações sobre Projeto Expominas II, que trata dos destinos do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira. 

De acordo com a Agência, o governador Antônio Anastasia e seu vice, Alberto Pinto Coelho, informaram, em reunião realizada na Cidade Administrativa, que o espaço está aberto a empresas para consulta pública para a implantação do Expominas II, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

            A empresa que vencer a licitação ficará responsável por construir e operar um estacionamento, um auditório com 4.000 assentos, capacidade para 6.000 pessoas e isolamento acústico; além de um Parque de Exposições, com conceito multiuso. O objetivo do Governo com a iniciativa é construir um dos maiores complexos de eventos da América Latina na capital mineira.

            Além da construção da infraestrutura citada, “a modernização inclui alojamentos, pistas de desfile e provas e tatersais, que poderão abrigar leilões de animais durante todo o ano. Terá ainda uma área para exposições, que poderá ser utilizada por diversos segmentos”.

            A previsão é que o investimento inicial para o empreendedor seja em torno de R$ 400 milhões e o cronograma de desembolsos considerou que todos os equipamentos serão construídos, simultaneamente, em um prazo de 24 meses, sendo metade no primeiro ano e metade no segundo ano.

            O terreno destinado ao projeto que abriga o Parque de Exposições fica junto ao Expominas e tem capacidade para até 45 mil pessoas.

75 anos de história

            Segundo a Agência, o Parque está instalado em uma área de 92 mil m2 e foi inaugurado em 18 de junho de 1938. Na época, contava 30 pavilhões para animais, arquibancadas e tribuna, prédio da administração, pista de desfile, currais de embarque e outras instalações.

            De 1946 a 1948, passou por reformas e, até 1960, abrigou parte da Escola Superior de Veterinária. Atualmente, conta com 16 pavilhões de bovinos e capacidade para 800 animais. Também possui pavilhões para abrigar caprinos e ovinos e mais 16 pavilhões de equídeos, comportando 384 animais. Várias entidades de classe ligadas à agropecuária possuem espaço fixo no Parque, dentre elas, a ABCCMM.

            Atualmente, o Parque é administrado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que está apoiando a iniciativa do Expominas II juntamente com a Vice-Governadoria, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes).

 

MMTV

            Depois de uma folga para as festas de final de ano e férias, o MMTV volta ao ar neste domingo com matérias exclusivas. Entre os destaques, o programa exibirá a história do Haras WB, em Andrelândia (MG). Na programação, cobertura da Copa de Marcha Sul de Minas, que aconteceu em Madre de Deus (MG), a Dinâmica de Grupo com o Marchador e o quadro Tira Dúvidas sobre critérios de julgamentos. A velocidade, o passo, a marcha e o galope também estão entre os assuntos do domingo.