Informativo Semanal

Leilões da Nacional, SUPERAGRO e Expô Rio, EXPOVERÃO, Equitação de Acabamento, Caminhos do Marchador, Marchador para a criançada

  • Jornalismo ABCCMM
  • 06/10/2015
  • 16h30

POSTADO POR ABCCMM EM SEGUNDA-FEIRA, 10/02/2014

Leilões da Nacional, SUPERAGRO e Expô Rio

            A Diretoria da ABCCMM realizará em 11 de fevereiro de 2014, às 16h, no auditório da Associação, os remates de concorrência de três leilões de elite e dois shoppings de animais que acontecerão durante a 33ª Exposição Nacional. Em 2014, a Nacional ocorrerá de 16 a 26 de julho 2014 e os pregões de elite terão datas facultativas.  Os adquirentes poderão optar pela realização nos dias 23, 24 ou 25 de julho de 2014. Já os dois shoppings de animais se estenderão durante todos os dias da Nacional, um no galpão B6, outro no B12.

            Ainda no dia 11 de fevereiro irá a pregão o Leilão da SUPERAGRO 2014, evento com data prevista entre 1º e 8 de junho 2014. A data do remate ainda será informada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Mais dois leilões da 29ª Exposição Estadual do Rio de Janeiro serão ofertados. O primeiro, de embriões, dia 30 de maio e, o segundo, de animais, dia 31 de maio. Veja na íntegra o Edital e os modelos de contratos.

 

EXPOVERÃO 

            De 11 a 16 de fevereiro de 2014, a terra do descobrimento, Porto Seguro (BA), será palco da VII EXPOVERÃO. Durante a competição, que acontecerá no Centro Hípico de Arraial D´Ajuda, haverá também a atualização técnica dos árbitros da ABCCMM.

            De acordo com o diretor da ENA, Tiago de Resende Garcia, esse encontro do quadro de árbitros será oportuno para os profissionais debaterem assuntos relacionados aos julgamentos. Dentro do planejamento, haverá a abordagem detalhada da prova funcional e um debate sobre a atitude ideal de apresentação dos animais em pista. 

  

Equitação de Acabamento

            O Centro de Treinamento Equestre Mello Vianna, em Confins (MG), sediou de 3 a 5 de fevereiro de 2014, o II módulo do Curso de Equitação de Acabamento. Iniciativa da ABCCMM, o curso teve como objetivo o aprimoramento da equitação e o refinamento das qualidades técnicas da mão de obra especializada. 

            Coordenado pelo diretor executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA), Tiago de Resende Garcia, e ministrado pelo instrutor Fernando Mello Vianna, o II módulo contou com a participação de 13 alunos.

            A Morfologia Funcional e a Marcha foram os principais temas abordados na ocasião. Uma das preocupações de Mello Vianna aos alunos foi distribuir uma planilha contendo 24 itens de avaliação de julgamento.

            Os participantes pontuaram as qualidades e as limitações de três animais de competição da raça Mangalarga Marchador. Na sequência, eles justificaram individualmente cada pontuação sugerida e depois debateram os itens propostos na atividade.

             “O objetivo deste módulo foi o conhecimento detalhado dos itens Morfologia Funcional, Marcha, Integridade Física e Potencial de Equitação em cada animal, características indispensáveis para o seu treinamento e desempenho em pista”, informou Fernando. 

            Composto por 12 módulos, o Curso de Equitação de Acabamento se estenderá por todo o ano em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Segundo Fernando Mello Vianna, os quatro instrutores formados em 2013 são integrantes do quadro de árbitros da ABCCMM. “Eles estão acompanhando os módulos e já em 2015 estarão ministrando esse mesmo curso pelo Brasil”, ressaltou. 

 

Caminhos do Marchador 

            Contagem regressiva para o primeiro Caminhos do Marchador de 2014. O local que sediará o evento nesta temporada será o Beach Parque, em Fortaleza (CE), onde acontecerá a 5ª etapa. A competição acontecerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2014. Participe! Informações: Departamento de Esportes da ABCCMM (31) 3379-6146. 

 

Marchador para a criançada

            O curso Mangalarga Marchador para Todos também faz sucesso com a criançada. Um grupo de cavaleiros mirins aproveitou o restante das férias para aprender noções básicas de Equitação.

            O curso aconteceu no último final de semana, no Haras Ardrak, em Hidrolândia (GO). As aulas ministradas pela médica veterinária, técnica e instrutora de Equitação e Adestramento da ABCCMM, Kate Barcelos, agradaram a turma.

            Para a aluna, Alice Barbosa, de 10 anos, conhecer melhor e montar em um Mangalarga Marchador foi uma experiência interessante.

            O desempenho dos alunos surpreendeu a instrutora. Segundo ela, os alunos demonstraram interesse. “As crianças aprendem rápido e interagem facilmente com os animais”, concluiu.

            Para o criador e presidente do Núcleo de Goiás, Marco Aurélio Duarte, o evento foi uma forma de integrar a família. Segundo ele, o curso também representou uma oportunidade para as crianças conhecerem melhor o Mangalarga Marchador.