Informativo Semanal

Especial Marchador Fest

  • Nicolas
  • 06/10/2015
  • 10h22

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 22/11/2013

De 3 a 8 de dezembro de 2013, em Salvador (BA), acontecerá dentro da tradicional Exposição Fenagro, o XXVII Campeonato Brasileiro de Marcha - CBM 2013 e a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador.

            No dia 6 de dezembro, será a vez do V Marchador Fest, o “Oscar da Raça”. A festa, que premiará aqueles que se destacaram dentro do ano hípico 2012/2013, acontecerá no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador (BA).

            As premiações concedidas pela ABCCMM são definidas com base na classificação do Ranking Anual da Raça. O período de avaliação para chegar ao resultado final do Ranking vai de uma nacional a outra, ou seja, de julho a julho.

            O Ranking da raça revela os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrados) do Mangalarga Marchador de Marcha Picada e Batida e, ainda, os melhores criadores, expositores e criadores não expositores nas duas modalidades de marcha por regiões e estado. Há o Ranking dos Núcleos, que premiará em dinheiro os três núcleos que mais se destacaram no ano hípico e são homenageadas pessoas que se destacaram no ano, tais como funcionários da ABCCMM, árbitros, técnicos, alunos do projeto MM para Todos, destaques esportivos – atletas que se notabilizaram – entre outros.

            A pontuação do Ranking é contabilizada de acordo com a participação nas exposições especializadas do ano equestre. No caso dos melhores reprodutores e reprodutrizes, a pontuação é feita de acordo com o resultado alcançado pelas progênies em pistas.   

 

Convite Virtual

            O Convite Virtual e E-Ticket para o V Marchador Fest, foram encaminhados a partir de 18/11/2013 aos associados titulares, através do e-mail cadastrado na ABCCMM, contendo todas as informações e procedimentos necessários.

            Só serão válidas, a confirmações feitas através do e-ticket recebido. O comprovante deverá ser impresso para depois ser trocado pelo convite de acesso no Espaço do Convidado, nos dias 5 e 6 de dezembro, das 10h às 16h no Gran Hotel Stella Maris, Salvador (BA). 

            A empresa responsável pelo recebimento das confirmações de presença é a Positiva Eventos. Contatos: (31) 3424-4251 ou marchadorfest@positivaeventos.com

          

Atrações da programação

 

XXVII Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM) e a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador – de 3 a 8 de dezembro de 2013, no Parque de Exposições de Salvador, durante a FENAGRO, tradicional feira agropecuária baiana.

- Leilão EAO – Edição Fest Mangalarga Marchador – 5 de dezembro, às 21 h, no Gran Hotel Stella Maris Resort e Conventions.

Leilão Marchador Top Bahia – 7 de dezembro, às 20h, no Tatersal do Parque de Exposições de Salvador. 

Histórico

O Marchador Fest é um acontecimento anual realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).  Conhecido como o “Oscar” da Raça”, o evento homenageia e premia criadores do Mangalarga Marchador e também as inúmeras personalidades que contribuíram e divulgam de forma decisiva a raça pelo Brasil e mundo.

Concretizado na primeira gestão do atual presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, o Marchador Fest é para os apaixonados pelo Marchador, o segundo evento mais esperado do ano, perdendo apenas para a exposição nacional, realizada anualmente em julho.

   A comemoração passou a integrar o calendário oficial de eventos da raça desde a sua primeira edição em 2009, anoque a ABCCMM comemorou 60 anos de história. A festa tem um caráter solene e conta com a presença da Diretoria da Associação, autoridades, homenageados, patrocinadores, tradicionais criadores e funcionários da ABCCMM. Projetos que recebem o apoio da ABCCMM são apresentados com seus respectivos resultados.Protocolos de intenções, convênios e parcerias costumam também serem formalizados na ocasião.

 

Cidades por onde o MF passou

A Bahia foi a precursora do Marchador Fest. Arraial D`Ajuda, em Porto Seguro, foi o local inaugural, em 21 de novembro de 2009.

O sucesso da festa foi repetido nos anos seguintes. Em 26 de novembro de 2010, o espaço Niágara, no Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), próximo a Belo Horizonte, recebeu criadores de todo o Brasil, no II Marchador Fest.

O tradicional Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, foi o palco do III Marchador Fest, em 29 de outubro de 2011. Para receber os homenageados, uma linda estrutura foi montada na pista central do recinto.

Em 2012, o IV Marchador Fest foi sucesso em Caxambu (MG). Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2012, ele recebeu programação intensa, marcada pela Copa de Marcha Barão de Alfenas, Leilão de Elite Barão de Alfenas, inauguração do Museu Nacional do Mangalarga Marchador, em Cruzília, lançamento do Selo Comemorativo, em Cruzília, e, por fim, noite de premiações e show da Beija-Flor.

  

MM TV

            O MMTV que irá ao ar neste domingo está imperdível. No programa, o telespectador acompanhará a história do Haras Garoa, as emoções do Caminhos do Marchador, em Santa Luzia (MG) e a matéria de um ano do Museu Nacional do Mangalarga Marchador. No quadro Tira Dúvidas a questão: O cavalo que sai na mão esquerda tem mais chances de realizar uma boa prova funcional? Mito ou verdade?