Informativo Semanal

CBM e Marchador Fest Casos de mormo Eventos em Goiânia Sela Verde: Curso de auditores Exames de genotipagem MMTV

  • Nicolas
  • 06/10/2015
  • 10h22

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 18/10/2013

CBM e Marchador Fest

            A ABCCMM e a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia (ACCMMB) preparam para dezembro uma semana inteira de atrações, em Salvador (BA).

            De 30 de novembro a 8 de dezembro de 2013, durante a tradicional Feira Nacional da Agropecuária acontecerão o XVII Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM) e a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador. As inscrições para as competições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site www.abccmm.org.br.

            Além dos julgamentos, outras atrações estão programadas. No dia 6 de dezembro de 2013, o Gran Hotel Stella Maris sediará a quinta edição do Marchador Fest. Conhecida como o “Oscar da Raça”, a festa premiará aqueles que se destacaram dentro do ano hípico 2012/2013. 

            Para receber bem os seus associados, a ABCCMM fez uma reserva prévia de apartamentos neste hotel, cujos preços promocionais e vagas são por tempo determinado.

Garanta o seu lugar no Stella Maris. Central de reservas, pelos telefones (71) 3413-0200 / 0145 / 0441, com as agentes Elen dos Santos, Beatriz Castro e Carla Hupsel ou por e-mail stella@solexpress.com.br.

Casos de mormo

Circular do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), datada de 3 de outubro de 2013, atualiza os procedimentos de defesa sanitária animal relacionada à ocorrência de mormo em Minas Gerais. O referido documento também insere o estado do Paraná, na listagem de unidades federativas onde a doença foi diagnosticada. Portanto, é obrigatória a apresentação do atestado de exame laboratorial negativo da doença e ausência de sinais clínicos, para equídeos oriundos dos referidos estados, que ingressarem ou transitarem em Minas, para qualquer finalidade.

Com a inclusão do Paraná, agora já são 17 unidades federativas onde foram confirmados casos da doença. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe. A circular traz ainda a relação das propriedades interditadas em Minas.

Equídeos de outros estados, que não façam parte da relação atual onde se confirmou a presença de Mormo, que ingressarem no território mineiro para outra finalidade, que não seja a participação em eventos pecuários, não necessitarão do atestado de exame laboratorial negativo para mormo. Também deverão estar sem sinais clínicos da doença.

Para retornar à origem o animal deverá ser submetido a um exame laboratorial de diagnóstico para a doença, ser negativo no referido exame e não apresentar sinais clínicos de mormo.

 

Eventos em Goiânia

            O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado de Goiás realizará, de 23 a 27 de outubro, no Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), a 38ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador e a final do Campeonato Goiano da raça.

            Além dos julgamentos de marcha e morfologia, a competição contará com provas de esporte, leilões e test rider. As atividades integram a programação do Núcleo durante a 50ª Exposição Agropecuária de Goiânia e 8ª Exposição Internacional do Nelore.

            De acordo o presidente da entidade, Marco Aurélio Duarte, a proposta do evento é reunir mais de 200 animais de diferentes estados como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

 

Programação

            A entrada dos animais no Parque de Exposições está prevista para os dias 23 e 24 de outubro. Já no dia 26 de outubro, a partir das 18 horas, ocorrerá o Leilão de Criação e Sela, com a oferta de 22 animais da raça Mangalarga Marchador e 22 coberturas de campeões e renomados garanhões nacionais. O Grande Campeonato está marcado para domingo, 27 de outubro. Mais informações pelo telefone: (62) 3203-1133 / 3546-9393 ou pelos e-mails haras@ardrak.com.br ou nccmmgoias@hotmail.com

 

Sela Verde: Curso de auditores

          As inscrições para o II Curso de Formação de Auditores do Programa de Certificação Socioambiental ‘Sela Verde’ – ABCCMM já estão abertas. O curso teórico-prático será realizado dias 9 e 10 de novembro de 2013, no Centro de Referência do Projeto, que fica no Haras das 8 Virtudes, Amparo (SP).

        O curso será aberto ao público e pessoas interessados em se tornarem auditores. Para poder se candidatar a auditor Sela Verde, o candidato deverá ter curso superior em Ciências Ambientais, Agrárias, Veterinária, Zootecnia, Ciências Sociais e gerenciais, com experiência mínima de cinco anos, comprovada através de atestados de capacidade técnica e certidão outorgada pelo respectivo conselho de classe.

    

 Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de outubro de 2013 por meio de envio do currículo, diploma e documentos comprobatórios de experiência paraquincas@biotropicos.org.br ou silvannaa@hotmail.com.

            O valor do curso é de R$ 700,00, mas quem já realizou o primeiro não pagará a inscrição do segundo. Os interessados deverão efetuar o depósito pelo Banco do Brasil, agência 0344-1, conta corrente número 27.572-7 em nome do Instituto Biotrópicos. As aulas serão divididas em quatro módulos: introdutório, bem-estar animal, meio ambiente e social.

 

Exames de genotipagem

A partir do dia 1º de novembro de 2013, o Instituto Hermes Pardini descontinuará o serviço de DNA animal, suspendendo definitivamente os exames de genotipagem e vínculo genético para bovinos, ovinos, equinos e caninos. Todas as amostras recebidas até 1º de novembro terão seus resultados liberados normalmente, inclusive as recoletas ou amostras com pendências.

Os demais testes do menu de veterinária continuarão sendo realizados, normalmente, sem mudanças nos prazos de liberação ou nos preços definidos em contrato. A equipe da Genética Molecular do Instituto Hermes Pardini também estará à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida ou contribuição na interpretação dos resultados das análises de amostras recebidas até dia 1º de novembro de 2013.

O laboratório tem uma equipe disponível para atender seus clientes, de segunda à sexta-feira, no período de 8h às 17h e aos sábados de 7h às 13h (horário de Brasília). O banco de perfis genéticos permanecerá disponível para os clientes e associações, através do telefone (31) 3629-4880 e do e-mail dnaveterinario@labhpardini.com.br.

MMTV

            O MMTV desta semana chega repleto de atrações. Entre os destaques, entrevista com o criador Aroldo Campos, do Haras Muralha de Pedra, em Bonfim (MG). Em pauta, a cobertura da 2ª Etapa da Copa de Marcha Interfazendas, que aconteceu em Lagoa Santa (MG) e a matéria que apresentará o novo gestor de projetos da Apex - Brasil, agência que trabalha em parceria com a ABCCMM para divulgar o Marchador no mercado externo.

            Os fãs do Mangalarga Marchador também poderão conferir as emoções da 1ª Copa de Marcha de Manhuaçu (MG) e o bonito trabalho do Haras Corumi, na equoterapia. Não perca