POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 25/07/2014
CAMINHOS DO MARCHADOR
Antes da cerimônia de abertura da 33ª Nacional, aconteceu a entrega da premiação da última etapa do Caminhos do Marchador. Cavaleiros e amazonas participantes da etapa realizada na Serra do Cipó, entre 19 e 22 de julho de 2014 marcaram presença na pista central do Parque da Gameleira.
Os troféus dos campeões de cada categoria foram entregues diretamente pelos diretores da ABCCMM.
O Caminhos do Marchador da temporada 2013/2014 surpreendeu em números. Ao todo, foram 12 etapas, 562 participantes e 640 quilômetros percorridos. Acompanhe o resultado.
Resultados Caminhos do Marchador
Ultima etapa Serra do Cipó (MG)
MIRIM
• 1º Lugar: Caio Andrade
• 2º Lugar: José Miguel de Faria Neto
• 3º Lugar: Pedro Linhares Thees
FEMININO
• 1º Lugar: Ana Luiza Pereira Mendes
• 2º Lugar: Marcela Monteiro Correa
• 3º Lugar: Vanessa Ribeiro de Resende
ADULTO
• 1º Lugar: Murilo Cesar Baptista
• 2º Lugar: Jorciley Ferreira
• 3º Lugar: Rafael Moreira
MASTER
• 1º Lugar: Orlando Giordano
• 2º Lugar: Jonas Oliveira
• 3º Lugar: Octacilio da Matta Lopes
ABERTA
• 1º Lugar: Higino José Mendes
• 2º Lugar: Bruno Henrique de Jesus
• 3º Lugar: José Aparecido Gomes
MANEABILIDADE
• 1º Lugar: Leandro Aparecido dos Santos
• 2º Lugar: Bruno Henrique de Jesus
• 3º Lugar: Murilo César Baptista
CAVALGADA PLANILHADA
• 1º Lugar: Ana Luiza Pereira Mendes
• 2º Lugar: Maria Janete Campos
• 3º Lugar: Guilherme Araújo Thees
MARCHA
• 1º Lugar: Higino José Mendes
• 2º Lugar: Bruno Henrique de Jesus
• 3º Lugar: Ana Luiza Pereira Mendes
CAVALOS
GARANHÃO MARCHA BATIDA
• 1º Lugar: Bruno do Pau Darco, montado por Higino José Mendes
• 2º Lugar: Grafite JJL, montado por Marcela Monteiro Corrêa
• 3º Lugar: Fidalgo da Casa Nova, montado por Vanessa Ribeiro de Rresende
GARANHAO MARCHA PICADA
• 1º Lugar: Capricho do Caminho Real, montado por José Eduardo Santos Luz
EGUA MARCHA BATIDA
• 1º Lugar: Melodia do Kikinger, montada por Janete Campos
• 2º Lugar: Joia do Jatobá, montada por Rafael Moreira
• 3º Lugar: Traituba Zueira, montada por Bruno Henrique de Jesus
EGUA MARCHA PICADA
• 1º Lugar: Itararé Quadrilha, montada por Octacilio da Matta Lopes
CASTRADO MARCHA BATIDA
• 1º Lugar: Zinco Café, montado por Ana Luiza Pereira Mendes
• 2º Lugar: Cigano FK, montado por Murilo César Baptista
• 3º Lugar: Falado da Morro Alto, montado por Caio Andrade
CASTRADO MARCHA PICADA
• 1º Lugar: Valete da Skandia, montado por Pedro Linhares Thees
• 2º Lugar: Zidane Narciso, montado por Sanny Teixeira Pieve
ABERTURA DA 33ª NACIONAL
O hasteamento da bandeira do Brasil acompanhado do Hino Nacional marcou o início dos trabalhos de abertura da 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador realizado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), dia 24 de julho. Paulo Leite, responsável pelo cerimonial, agradeceu a presença de todos e convidou o presidente da ABCCMM, Magdi Shaat, para o primeiro pronunciamento.
O presidente falou da satisfação de receber todos os presentes. Em seguida, comentou resumidamente sobre alguns projetos da Associação, falou sobre o crescimento da substancial da entidade nos últimos anos, abordou como determinante uma solução para a questão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da ABCCMM com o Ministério Público e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Por fim, entregou ao governador do estado, Alberto Pinto Coelho, carta solicitando que o Museu Nacional do MM fosse inserido no circuito cultural de Minas Gerais.
Dentre as autoridades presentes na abertura estavam, além do governador, os deputados Eros Biondini, Carlos Melles e Fabiano Tolentino. Também estavam Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Alceu José Torres Marques, secretário Estadual do Meio Ambiente, Altino Rodrigues Neto, diretor Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Mendelssohn Vasconcelos, gerente do Parque de Exposições da Gameleira e Antônio Carlos Xavier, subsecretário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assinatura da inscrição de nº 9.000 da ABCCMM
Terminado o discurso do presidente Magdi, o cerimonial passou às homenagens In Memorian. Foram homenageados Aguinaldo Pedreschi, Alair da Costa Giesteira, Claudio Sobral de Caiado Castro, Delermando Vieira de Sousa, Hamilton Ladeira, Hélio Andrade Lessa, Jayme Villas Boas Netto, Jorge de Carvalho Prado, Marcos Gomes Travassos, Milton Lyra Filho e Severino Sérgio Estelita Guerra.
Ainda durante a abertura houve homenagem ao deputado Arthur de Oliveira Maia da Silva autor do Projeto de Lei nº 4.158/12, que conferiu o título ao Mangalarga Marchador de raça nacional, através da Lei nº 12.975, publicada em 19 de maio de 2014, quando foi sancionada pela presidente Dilma Roussef.
Posteriormente, Rorion Grace, Filho mais velho de Hélio Gracie, o responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu, foi convidado para assinar a ficha de inscrição como associado 9.000 da ABCCMM. Rorion reside no sul da Califórnia (EUA) onde pretende criar a raça.
Selo comemorativo e show
Na cerimônia houve ainda a obliteração do selo personalizado alusivo à 33ª Exposição Nacional e à comemoração dos 65 anos da ABCCMM. Para a obliteração foram convidados o governador e o presidente Magdi Shaat que recebeu uma réplica do carimbo das mãos de Ronny Sávio, coordenador de RH dos Correios de MG.
Em seguida, o governador Alberto Pinto Coelho foi convidado para um pronunciamento. Ele valorizou o agronegócio mineiro, falou da vocação e potencialidade de Minas neste setor e destacou o Mangalarga Marchador como animal belo, dócil, versátil e de andamento macio, graças a marcha. Se comprometeu a dar a devida atenção à carta entregue pelo presidente da ABCCMM.
No encerramento do cerimonial foi cantado um parabéns pelos 65 anos da ABCCMM, com direito a bolo.
Os músicos e criadores de Mangalarga Marchador César Menotti e Fabiano assumiram o microfone e deram um show a parte para o público presente.
PRIMEIRA PALESTRA
A Palestra Nova Prova Funcional, apresentada pelo médico veterinário, árbitro, instrutor e gerente do Departamento de Esportes da ABCCMM, Roberto Naves, na manhã de sexta-feira, 25 de julho, abriu o ciclo de palestras da 33ª Exposição Nacional.
Durante a apresentação, o palestrante descreveu passo a passo como será a nova prova Marchador Ideal a ser implantada após esta Nacional.
Segundo Naves, a nova Prova Marchador Ideal está mais técnica, mais consistente e com exigências de figuras mais elaboradas. “A prova permitirá identificar cavalos não só melhor condicionados, mas com temperamento que assimila esse condicionamento, esse é o nosso objetivo”, explicou.
O tema abordado chamou atenção de criadores, treinadores e profissionais que lidam com o Mangalarga Marchador.
O criador Wellington Menezes, do Haras Irapiranga, Itaporanga D`Ajuda (SE) aprovou a iniciativa e acredita que a nova prova contribuirá para a evolução da raça.“Essa nova prova é mais técnica e vai aprimorar mais a equitação dos cavaleiros, proporcionando como consequência uma melhoria do adestramento do animal. É uma prova que tem um nível superior da anterior e vai provocar todo esse movimento na raça, que no meu ponto de vista é saudável. É preciso que haja uma evolução. Na primeira prova funcional exigida isso já foi demonstrado. Acredito que nesta segunda edição o progresso será ainda maior. Todos os envolvidos com este projeto estão de parabéns”, ressaltou.
Para adequar as empresas organizadoras de eventos do Mangalarga Marchador à montagem da pista, será realizada durante a 33ª Nacional, uma reunião com representantes da ABCCMM. Na oportunidade, haverá a entrega do croqui, da lista do material exigido, regulamento atual e as exigências que deverão ser cumpridas rigorosamente. Uma delas, é que as provas aconteçam durante os concursos de marcha.
Roberto Naves passa uma dica para os treinadores. “Precisamos nos esmerar da nossa qualidade técnica, como cavaleiros, domadores e adestradores para trazermos à tona a qualidade de sela que esse cavalo tem. A busca de conhecimento para isso é fundamental para preparar bom os nossos animais e atingirmos o potencial em nossa plenitude”. Concluiu.
OFICINA DE ARTESANATO
A oficina de artesanato, ministradas pela professora Alayne Lorenzo começará no sábado, 26 de julho. As aulas acontecerão às 14 horas, no auditório da ABCCMM.
A iniciativa promoverá agradáveis momentos de descontração e confraternização entre as criadoras participantes. Na oportunidade, serão ensinadas confecção de pulseira Shambala e toalhas bordadas em fita.
As inscrições deverão ser feitas com antecedência na secretaria da ABCCMM, localizada no pavilhão B3, ou pelo e-mail amigosdomarchador@gmail.com. Maiores informações através do aplicativo http://app.vc/amigosdomarchador. Veja abaixo a programação:
Programação:
Dia 26 de Julho (Sábado) – Pulseira Shambala
Dia 27 de Julho (Domingo) - Toalha bordada em fita
Dia 28 de Julho (Segunda-feira) – Pulseira Shambala
Dia 29 de Julho (Terça –feira) – Toalha bordada em fita
Dia 30 de Julho (quarta-feira) – Pulseira Shambala
Dia 31 de Julho (Quinta-feira) – Toalha bordada em fita
Dia 1º de Agosto (Sexta- feira) – Pulseira Shambala