Os Núcleos do Mangalarga Marchador

Conheça a história do Núcleo da Grande BH

  • PAULA MAGALHÃES
  • 28/05/2019
  • 12h23

Para comemorar o aniversário de 70 anos da Associação, a série Memória ABCCMM contará um pouco sobre a história dos núcleos mais antigos e ativos da entidade. E para começar, falaremos sobre o Núcleo Mangalarga Marchador da Grande Belo Horizonte (NMMGBH).

Fundado em 21 dezembro de 1989, o “Núcleo Mangalarga Marchador da Grande Belo Horizonte”, foi uma das primeiras representações regionais junto aos associados da ABCCMM. O local foi criado há 30 anos, quando a entidade já possuía aproximadamente quatro décadas de existência. O encontro para formalizar o Núcleo ocorreu no auditório da FAEMG, (Avenida Carandaí, 1155, BH).

Antes da data oficial, os criadores já se organizavam para o acontecimentoEm 28 de junho de 1989, o associado Paulo Cezar Barreira, titular do Haras Rebanho, comunicou ao então presidente da ABCCMM, Sílvio Lúcio de Araújo, as intenções do grupo. No mesmo documento, houve a solicitação do espaço pertencente à ABCCMM no Parque da Gameleira (Avenida Amazonas 6020) para sediar a futura entidade regional de representação do Marchador.

Em 12 de julho de 1989, Sílvio Lúcio de Araújo comunicava a Paulo Cezar Barreira a resposta da entidade sobre sua solicitação: “Cabe-nos informa-lhe que a Diretoria da ABCCMM, em sua última reunião realizada em 29.06.89, houve por bem autorizar o Núcleo Mangalarga Marchador da Grande Belo Horizonte a utilizar, sem ônus e concomitantemente com a ABCCMM, a sala destinada à Associação, no Parque Bolívar de Andrade, até que uma das partes denuncie este acordo, com 30 (trinta) dias de antecedência.”. Assim, a sede do núcleo se estabeleceria no Parque da Gameleira, na mesma sala antes ocupada pela própria ABCCMM.  

Durante a reunião de fundação (21/12/1989) foi apresentado e aprovado o texto final do estatuto que após os devidos registros regeriam o Núcleo. Conforme previsto, na ocasião também foi eleita a primeira Diretoria, à frente estavam Paulo Cezar Barreira na presidência e para vice-presidente, Hugo Vero Mendes Carvalho. (Veja Diretoria completa ao final da matéria).

Sobre o período de fundação, Paulo Cézar Barreira relata que a decisão se deu devido ao crescimento do Mangalarga Marchador na década de oitenta, “Foram surgindo núcleos em diversas regiões do país e em 1989 buscamos arregimentar os criadores da região para a criação do nosso Núcleo com o objetivo de promover eventos como exposições, leilões, enduros, cavalgadas e alguns criadores abraçaram a ideia”, relembra o fundador e primeiro presidente.  

 

Hoje o Núcleo GBH, produz grandes eventos do Marchador, entre eles destacam-se a Exposição Herdeiros da Raça, com trinta anos de existência e o Campeonato Inter Fazendas da Grande BH, com 25 anos de história.

O ex-presidente relembra com carinho, os primórdios dos eventos. “Em 1989, criamos a Exposição Herdeiros da Raça, mostra que muito me orgulha. Considero essa ideia o meu maior legado, além da unidade dos criadores da grande BH. Depois que passamos a Diretoria, vários criadores administraram o Núcleo preservando a Herdeiros e levando-a a condição de uma das mais importantes exposições do país. Desta época aos dias de hoje, quando a ABCCMM completa 70 anos e o NMMGBH 30 anos, a raça evoluiu bastante, as duas entidades cresceram consideravelmente tanto na qualidade quanto no número de criadores. Nos sentimos muito gratificados por ter participado de grandes momentos.”, concluiu o criador. 

Atualmente presidido pelo criador Yuri Semansky Engler, o núcleo possui cerca de 500 associados e realiza anualmente 12 eventos oficiais entre Copas de Marcha, Exposições, Caminhos do Marchador e Provas de Esporte além de outras atividades como Cursos, Cavalgadas e Dias de Campo. No último Ranking Oficial da ABCCMM para Núcleos, Ano Hípico 2017/2018, o NMMGBH ficou com a segunda colocação geral.

 Hoje, por meio das suas regionais, a ABCCMM se faz presente em todo o país, são 81 núcleos do Mangalarga Marchador.

  

Curiosidade

Entre os membros eleitos para o primeiro Conselho Consultivo do Núcleo da Grande BH constam os nomes de dois ex-presidentes da ABCCMM, Aristides Mário Rache Ferreira (Gestões 1982 a 1985 e 1985 a 1988) e José Lúcio Resende (Gestão 1979 a 1982). Eduardo Costa Simões, criador também vinculado a Grande BH, foi outro presidente da Associação entre 2005 a 2008.

 

Conheça os primeiros diretores eleitos para a primeira gestão do Núcleo da Grande BH

 

Diretor Administrativo e Financeiro: José Lúcio Resende Filho

Diretor de Eventos: Oto Lopes de Souza

Diretor de Fomento: José Silvestre de Araújo

Diretor Secretário: Wander Roberto Melo

Diretor Social: José Ronald Rabelo