Você sabia que a lactação é o período de maior exigência nutricional dos equinos? Leia o que a Doutora em Medicina Veterinária, Mayara Gonçalves abordou a respeito do assunto.
Nos primeiros meses de lactação, a égua precisa praticamente do dobro de energia e até do triplo de proteína que um animal adulto em fase de manutenção (sem atividade física ou reprodutiva).
Todos esses nutrientes são necessários para a égua lactante:
1) Se manter saudável;
2) Produzir leite de qualidade para nutrir o potro nos primeiros meses de vida;
3) Em alguns casos, a lactação corresponde ao início da gestação seguinte, por isso, a égua precisa ainda nutrir o feto que está sendo gerado.
Por isso, forneça sempre às éguas em lactação volumoso de alta qualidade (capim ou feno de gramíneas nobres), sal mineral para equinos disponibilizado à vontade, ração específica para a categoria de éguas em reprodução (proteína bruta de 15 a 20% dependendo da qualidade do volumoso, energia principalmente proveniente de óleos e menos de amido, aminoácidos, vitaminas e minerais balanceados) e muita água limpa e fresca para consumo!
Dessa forma, a nutrição balanceada da égua em lactação implica em bons índices reprodutivos e ótimo desenvolvimento dos potros.
Fica a dica da semana !