Conheça a ME Criador

Plataforma criada para fomento do setor durante a crise

  • FLÁVIA ZAGO
  • 14/04/2020
  • 12h54

A empresa Motta &  Etchepare lançou o ME Criador, uma plataforma em que o criador pode divulgar seus serviços e produtos sem custo algum. A Iniciativa visa o fomento do setor que envolve o Mangalarga Marchador.

De acordo com Carlos Augusto Amorim da Motta, um dos idealizadores da atividade, todos os interessados poderão fazer o cadastro e participar. "Serão muito bem-vindos e certamente nos ajudarão a manter nosso mercado", comentou.

 

O projeto recebeu de prontidão o apoio do presidente Daniel Borja e de toda a Diretoria da entidade. Em uma live exibida no domingo (12 de abril) pelo Instagram da Motta & Etchepare, Daniel parabenizou a ideia. Sempre otimista, ele comentou que o Mangalarga Marchador vai superar o momento com união e com boas perspectivas.

Para conhecer como funciona o produto, acesse www.mecriador.com.br e leia abaixo a entrevista com Carlos Augusto Amorim da Motta. Por Flávia Zago:


Como surgiu a ideia de lançar a plataforma e com qual objetivo?

Carlos Motta: A ideia surgiu em uma conversa com meu sócio, Pedro Etchepare. Estávamos abordando a situação atual e como seria importante lançar uma campanha propondo uma maior união entre Criadores de cavalos, mas que seguisse focada em uma rede colaborativa de consumo no primeiro negócio do Criador, ou seja, não diretamente nas fazendas, mas nas empresas, serviços e produtos dos proprietários de cavalos, para que a economia do primeiro negócio destas pessoas gire com mais rapidez, afinal, a exemplo da ABCCMM somos quase 20 mil associados que podem se comportar neste momento com cooperativismo forte. Assim, o Pedro e o Djeison, este que é o gerente de marketing do nosso Grupo, tiveram a ideia de ir além da campanha e criar uma plataforma que pudesse conectar criadores, um serviço de busca gratuita, de maneira a proporcionar que serviços e produtos de criadores fossem encontrados facilmente nesta rede de cooperação. 

Como funciona a plataforma? O que pode ser anunciado, vendido e comprado?

Carlos Motta: O MECRIADOR é um agregador de resultados. Ele funciona como um Google de Criadores onde em alguns cliques você encontra o serviço ou produto que precisa na sua região, sendo estes, obviamente, oferecidos por outro Criador. No site, podem ser anunciados serviços, negócios e produtos de toda ordem, o que queremos é que Criadores contratem, comprem e consumam de outros Criadores, independente do mercado de cavalos, gado e etc, assim queremos gerar renda no primeiro negócio do produtor. O site faz a conexão, cria uma ponte entre criadores de forma a estimular a economia deste conjunto de empresários e profissionais. Através de links você inicia conversas diretamente no whatsapp, visita sites e redes sociais, envia e-mails e faz negócios com Criadores de todas as partes do Brasil em uma grande rede colaborativa. E o mais importante, volto a frisar, é GRÁTIS! O site não tem custo algum para se cadastrar ou para pesquisar. 

Você que também é um criador da raça e empresário do ramo, como avalia esse momento?

Carlos Motta: Olha, o que vejo é que as fazendas de cavalos e todo o agronegócio em si não pararam, não temos simplesmente como parar e cruzar os braços, pois uma fazenda vive não só do que produz, mas também da manutenção necessária de toda esta cadeia produtiva conforme o planejamento das estações seguintes do ano, tal qual plantações de pasto e culturas, estação de monta, colheitas e etc, em que tudo é planejado e executado de forma antecipada. O Mangalarga Marchador em específico, quando tem preços justos, é uma raça de muita liquidez. Essa liquidez já ocorreu em outras crises, a exemplo 2008, quando as vendas não pararam e superamos o problema financeiro global, estas vendas, na minha opinião, correram sim com preços mais reais e de justa liquidez. Neste momento a nossa preocupação é focar no negócio primário do Criador, ou seja, fazer o dinheiro girar de onde ele retira os investimentos para seus negócios e sua Criação, razão pela qual pensamos no MECRIADOR e estamos estudando outras tantas propostas como medidas para quem participa do setor.

A ABCCMM, entidade oficial do MM, prontamente apoiou a ideia. O que teria a dizer a respeito da união neste momento difícil.

Carlos Motta: O apoio oferecido de forma tão imediata pela ABCCMM na pessoa do Presidente Daniel Borja e de toda sua equipe foi incrível, temos a certeza que nossa ABCCMM e toda sua Diretoria se preocupa diariamente com o dia a dia e o futuro de seus associados, não somos apenas uma associação de aglutinamento de CPF´s e CNPJ´s, mas sim uma grande irmandade capaz de se auto ajudar em um cooperativismo constante em diversas matérias. Desde que foi criada, a Motta & Etchepare Ltda.  é parceira da ABCCMM nos eventos e em ideias, razão pela qual sabe e considera a extrema importância da ABCCMM não apenas para o Mangalarga Marchador, mas para a Equinocultura como um todo. Nossa Associação é sem dúvida um exemplo a ser seguido por todas as outras raças. Se queremos vencer este desafio sem precedentes, precisamos estar unidos como Equinocultores, Empresários e Prestadores de Serviços, sendo que a ABCCMM tem feito um excelente trabalho ao propor e apoiar ideias que visam justamente a união de todas estas pessoas. Nosso grande obrigado ao Presidente e toda Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.