Habronemose Cutânea

Doença provoca lesões na pele dos animais

  • PAULA MAGALHÃES
  • 26/05/2020
  • 12h54

 

Provocada por larvas do nematoide Habronema SPP, a Habronemose é uma doença corriqueira nas propriedades equestres e pode se manifestar em diferentes formas clínicas: Cutânea, Conjuntival, Mucosa, Gástrica, Pulmonar e assintomática. 

Uma das formas mais comuns da manifestação da habronemose é a cutânea, característica por apresentar lesões na pele dos animais, que surgem após uma reação alérgica provocada pela presença de vermes gástricos nematoides.

Normalmente, esses vermes estão presentes no estômago dos indivíduos, por isso suas larvas e ovos, muitas vezes, são eliminados junto às fezes dos animais, e as moscas, após o contato com esses excrementos, consequentemente os transportam e os depositam na pele do equino, geralmente em regiões onde aconteceram pequenos traumas, por exemplo, nos membros, cernelhas, orelhas, ou em outras feridas pré-existentes que, geralmente, se encontram em locais do corpo em que os animais não conseguem usar a cauda para espantar os insetos.

Por serem vermes do sistema digestivo, morrem antes de completar o ciclo evolutivo nestas lesões, mas mesmo assim provocam dermatites de difícil cicatrização, que se expandem e formam um tecido granuloso, de coloração avermelhada, cheio de pruridos e com tendência a provocar a necrose do tecido local.  Causa dor e é bastante incômoda ao portador.  

O diagnóstico correto da habronemose é feito por um profissional devidamente habilitado e com a realização de exames clínicos, que confirmarão ou não a suspeita, pois a habronemose possui semelhanças com outras enfermidades comuns no meio equestre.

Esta é uma mal que, usualmente, não oferece maiores riscos à vida dos equinos, porém, compromete o bem-estar do indivíduo e, consequentemente, o desempenho para a realização das atividades. Por isso, é necessário um tratamento sistêmico para a recuperação do tecido, obtenção da cura, e que também possa minorar os prejuízos estéticos. Uma das primeiras medidas de tratamento é a higienização da ferida, a medicação correta a ser aplicada será definida pelo profissional responsável.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento da doença é manter todo o habitat dos animais limpo (baias, cocheiras, piquetes...). Além disso, é importante que a vermifugação do plantel esteja sempre em dia.  Outra medida interessante é evitar que o ambiente contenha elementos que facilitem o surgimento de lesões na pele dos amimais, como objetos pontiagudos, arames, quinas, dentre outros.  

Curiosidade       

Por ter maior incidência durante o verão, a habronemose é comumente conhecida como “Doença de Verão”, pois no período mais quente do ano há maior a proliferação da população de moscas, que são os vetores da doença. Em algumas regiões, é chamada ainda de “Esponja”.