A cabeça dos equinos

Curiosidades

  • PAULA MAGALHÃES
  • 21/08/2020
  • 08h31

O Padrão Racial do Mangalarga Marchador define que a cabeça de um exemplar da raça dever ter, entre outras características, forma triangular bem delineada, média e harmoniosa, fronte larga e plana, bem como perfil retilíneo na fronte e de retilíneo a subcôncavo no chanfro. Mas ao olhar para a cabeça de Marchador você já se perguntou a quantidade de ossos que a compõe? 

Se sim, então saiba agora que a cabeça de um cavalo, região zootécnica compreendida entre a nuca e o focinho, é composta por dezesseis ossos planos e irregulares, unidos entre si por articulações fibrosas. 

Todos denominados conforme a localização.  Os neurocrânios são ossos que revestem o cérebro do indivíduo, formam espécie de caixa protetora da massa encefálica.  São eles: 

Frontal

Occipital

Temporal

Esfenóide

 Etmóide 

Pariental 

Interparietal

Já a face é composta pelos ossos do chamado viscerocrânio: 

Nasal 

Mandíbula 

Maxilar 

Palatino 

Vômer

Lacrimal

Incisivo 

Ptérigóides

Zigomático 

Alguns ossos aparecem um em cada lado da cabeça, à direita e esquerda. Por essa razão, são chamados ossos pares. Já outros estão em apenas um dos lados, são os ossos ímpares. 

Ao todo, o esqueleto de um cavalo possui 210 ossos, juntos eles são estruturados para dar ao indivíduo, além de sustentabilidade aos músculos e órgãos internos, mobilidade.