Escola Nacional de Árbitros

30 anos de dedicação ao MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 02/09/2020
  • 16h49

 

ENA - Escola Nacional de Árbitros

A ENA - Escola Nacional de Árbitros foi fundada em 8 de março de 1990 pelo saudoso Presidente da ABCCMM - Dr. Silvio Lúcio de Araújo (1988-91 e 1991-93).

A nomenclatura escolhida teve inspiração no conceito “fazer escola”, isto é, conquistar seguidores para eternizar as boas práticas e assim transmitir a cultura que envolve o Marchador. Foi a partir da sua criação que a área técnica da entidade passou a ser mais profissionalizada e valorizada. Ela é o Departamento de Árbitros da entidade.

Por determinação do MAPA, assim como feito nas demais Associações de raças, em breve a mesma passará a ser denominada de Colegiado de Jurados. A ENA tem por funções, organizar e proporcionar diversas modalidades de cursos para criadores e para formação de mão-de-obra, concursos para o ingresso de novos árbitros e técnicos de registro, encontros técnicos dos árbitros, estudos sobre a morfologia e a marcha, evoluir os regulamentos, metodologias e tudo que envolva a melhoria das avaliações zootécnicas, escalações para os eventos, enfim, coordenar o Departamento de árbitros. E tem feito isso tudo, constantemente, desde a sua fundação, há mais de 30 anos.

Sendo um Departamento da ABCCMM, está sediada na entidade, no Parque da Gameleira, na Av. Amazonas, 6020 – BH/MG. Mas ela atua em qualquer lugar do país onde se queira aprender um pouco mais sobre a nossa raça, ou seja, não precisa ter somente um endereço fixo.

Especialmente através do Projeto Mangalarga Marchador Para Todos (clique aqui para acessar a grade de cursos), já passaram pelos inúmeros cursos coordenados pela ENA, mais de oito mil alunos. Isso mesmo, mais de oito mil alunos. Isso sem contar os membros da área técnica da ABCCMM.

Quando ingressei no Quadro de árbitros, além de todos que foram admitidos após 1991, portanto praticamente todo o Quadro, tivemos professores do mais alto gabarito. Apenas pra citar alguns nomes, já que foram muitos, pudemos aprender com o Aloisio Miana Cid (o saudoso Luquinha), Roberto Coelho Naves, Fernando Melo Viana, Coronel Salim Nigri, e o Professor Jair Ferreira do Nascimento, autor da obra Tratado Morfofuncional do Mangalarga Marchador, editado pela própria ABCCMM através da ENA. Assim sendo, praticamente todo o Quadro de árbitros foi (bem) formado pela ENA.

ENA-30 anos - uma história de valorização da técnica no MM.

 

Carlos Augusto Sacchi

ENA-02/09/2020