Desafiador para todos, o ano de 2020, impôs inúmeras batalhas para os mais diversos setores da sociedade humana. A pandemia provocada pelo novo Coronavírus impactou também o agronegócio.
Com a suspensão de todos os eventos oficiais no mês de março, a raça Mangalarga Marchador se reinventou e buscou novas formas de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido. No fim do mês de junho, após elaboração de rígidos protocolos de Segurança e Saúde, as Exposições e Copas de Marcha, foram retomadas de forma gradual. E a impossibilidade de realização da 39ª Exposição Nacional transformou os Campeonatos Brasileiros de Marcha nos principais eventos do ano.
Frutos de esforço conjunto entre a Diretoria da ABCCMM e os Núcleos organizadores, os CBMs contabilizaram índices surpreendentes (média de 02 a 03 animais por expositor). No 13º CBM de Marcha Picada, realizado no Parque de Exposições de Salvador (BA) em parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo MM da Bahia, foram julgados 554 animais, com participação de 249 expositores de diversas regiões do país. Na Marcha Batida, o 34º CBM realizado no Haras Raphaela em Tietê (SP), com o Núcleo Bandeirantes, contabilizou-se a participação de 221 expositores e o julgamento de 616 marchadores.
Para o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, os resultados alcançados são frutos de trabalho e união, “Eu estou muito orgulhoso do trabalho realizado por todos os envolvidos nas duas competições, pessoas que se empenharam e se uniram para mais uma vez mostrar a capacidade do nosso cavalo. Agradeço aos nossos expositores e apresentadores pela confiança e valorosa contribuição para o desenvolvimento do Mangalarga Marchador. A pandemia nos impôs inúmeros desafios, mas nós conseguimos, com muita dedicação superar todos eles”, enfatizou Daniel.
O Diretor de Eventos, Antônio Galvão dos Santos Júnior, ressaltou que a realização dos CBMs de Marcha Batida e Picada, consolida o processo de retomada das atividades da raça, “Com a realização dos campeonatos nós encerramos o ano de 2020 com a confirmação de que o processo de retomada está em plena evolução. O trabalho sério trouxe bons resultados, tanto em São Paulo, quanto na Bahia. Conseguimos transpor as barreiras e encontrar caminhos para impulsionar toda a cadeia de profissionais envolvida no universo do cavalo. Esta foi uma comprovação que, em 2021, estaremos cada vez mais fortes e atuantes para levar aso nossos criadores e ao público, toda a infraestrutura que merecem.”, ressalta.
Direto da Pista
Impossibilitada de receber os fãs da marcha nos locais de competição, a ABCCMM se fez presente em novas plataformas de comunicação. Ao vivo pelo Canal oficial do Youtube e pelo site, foram cerca 12 horas diárias de transmissão. Cada campeonato foi transmitido e comentado pelo time do Resenha do Marchador, que interagia diretamente com o público de casa. Do computador ou celular, milhares de internautas, por todo Brasil e também no exterior, estiveram conectados. Alcançou-se a marca histórica de 765 mil visualizações.
Segundo o diretor de Marketing, Saulo de Faria, este modelo veio para ficar, “Esse foi um CBM muito particular, porque foi realizado em meio a uma pandemia que impôs inúmeras restrições e exigiu muitos cuidados. Mas nossa raça tem se mostrado forte e superado as limitações. Nossas transmissões com o Resenha do Marchador e o MMTV inovaram e vieram pra ficar. Um fato que demonstra a importância dessa ferramenta é que tivemos mais de 60 mil acessos diários. Isso fortalece o nosso cavalo, nossas marcas parceiras e nossos associados, pois todos que não puderam participar presencialmente, assistiram de casa por meio de uma transmissão realizada com muita qualidade.”, destacou.