Fique ligado

Recomendações de especialistas para quem começa a criar

  • FLÁVIA ZAGO
  • 04/03/2021
  • 11h33

 

 

A ABCCMM lança série especial para novos criadores com dicas de especialistas renomados da raça.

 

Para estrear o quadro que será divulgado nas plataformas de comunicação da entidade semanalmente, a Associação conta com a participação especial de Paulo Mello, veterinário, técnico da ABCCMM, consultor e leiloeiro da raça.

 

Para Paulinho, estabelecer qual será o objetivo ao ingressar no universo do Marchador, é o ponto primordial para começar bem uma criação.

 

Segundo ele, cada segmento tem uma série de cuidados. Para quem deseja ser criador por exemplo, uma das recomendações indicadas está correlacionada a busca do conhecimento.

 

“Entender a respeito de genética é primordial, assim como a busca de informações sobre as linhagens. A percepção do que tem obtido maior liquidez no mercado, também é fundamental para quem quer começar a criar”, enfocou.

 

Paulinho também indica o famoso planejamento estratégico para o acasalamento, bem como as visitas em fazendas, a troca de informações com criadores mais antigos e profissionais do meio.

 

Estudos dos conteúdos provenientes de fontes confiáveis também são recomendados. Hoje a ABCCMM, disponibiliza o programa Mangalarga Marchador para Todos, com cursos ministrados por profissionais capacitados que podem passar todas as orientações necessárias para quem deseja começar ofício. 

 

Investimento consciente

 

A atenção ao aspecto financeiro de investimento também deverá estar inserida no programa para quem começa a criar.

 

Quanto o criador deseja e pode investir para começar um plantel? Quais os benefícios desse investimento a longo prazo?  Tudo isso deverá ser levado em consideração.

 

Vale ressaltar, que o Mangalarga Marchador é uma raça democrática. Ela atende todos os bolsos e gostos, além de movimentar o mercado da lei da oferta e procura com amplas opções de negócios.

 

Somente em 2020, foram 344 leilões e mais de 12 mil produtos comercializados.

 

E para os criadores que começam agora, importante adquirir animais em remates chancelados e oficializados pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. Há disponível no mercado pagamento facilitado e dividido em prestações, além da  possibilidade da formação dos condomínios, com regras em que o proprietário vende a cota do animal e os sócios dividem não só as despesas com o cavalo/égua, como os lucros alcançados com a venda de coberturas / embriões.

 

Hoje a ABCCMM contabiliza 2.545 condomínios ativos animais em regime de condomínio, o que democratiza exemplares de genética.

 

Para saber mais dicas, ouça a edição do podcast oficial da raça, Voz do Marchador. O programa está voltado exclusivamente para novos criadores. Imperdível!