Redemoinhos na pelagem

Parte 02: curiosidade

  • PAULA MAGALHÃES
  • 05/04/2021
  • 09h41

 

Em matéria postada anteriormente aqui no portal, você aprendeu um pouco sobre o que são rodopios que existem na pelagem dos equinos. Abaixo, você conhecerá algumas histórias populares sobre estas marcas dos animais.

 Os redemoinhos são particularidades de fundo genético, mas sobre eles rezam algumas lendas.

Houve um tempo em que as pessoas ligadas ao meio equestre acreditavam que os redemoinhos da cabeça eram um indicativo sobre o comportamento e a personalidade dos animais. Quando mais de um, lado a lado poderia ser indicativo de múltiplas personalidades.

Acreditava-se que, quando o rodopio estava localizado entre os olhos, este cavalo teria boa índole.  Acima dos olhos e em forma de espiral, ele seria mais inteligente.  Semelhante à espada e abaixo da linha dos olhos, sinal de animal de conduta mais submissa. Achava-se ainda que, o direcionamento desses redemoinhos (esquerda ou direita) indicava para qual lado o cavalo teria mais facilidade para desempenhar seu trabalho.

Por fim, há quem diga ainda que estes sinais seriam, na verdade, entradas para a alma. E talvez aí, esteja o grande segredo para explicar o porquê os cavalos são seres tão especiais em nossas vidas.