Inspeções Técnicas

Curiosidades

  • PAULA MAGALHÃES
  • 24/05/2021
  • 17h46

Presença marcante por onde passa e com plantel composto por mais de 670 mil exemplares espalhados milhares de criatórios por todo o Brasil. 

Mas você sabe quais fatores são observados no momento de uma inspeção técnica? Na ABCCMM, apenas profissionais devidamente preparados são credenciados junto ao Serviço de Registro Genealógico (SRG) para este trabalho. 

Documento que reúne todas as informações e particularidades referentes ao animal, a Resenha é uma espécie de CPF do cavalo. O certificado é preenchido por um profissional no ato de vistoria técnica, que geralmente acontece logo após o nascimento. 

Durante uma vistoria, o técnico avaliará a presença de atributos definidos pelo Padrão Racial, características morfológicas, de andamento, particularidades presentes nas regiões zootécnicas, dentre outras.  

A resenha inicial, para emissão do Registro Provisório, realizada com o potro ao pé (controle do produto) deve ser feita preferencialmente até o desmame. Nela o técnico aferirá se há ou não a presença de critérios desclassificantes, como defeitos congênitos (albinoedismo / prognatismo). Na ocasião também será coletado o material para verificação de genealogia, através de exame de DNA. Somente após a comprovação de paternidade será emitido o Registro Provisório.   

Na segunda resenha, o animal é candidato ao Registro Definitivo. Para isso, já deve ser montado e ter a idade mínima de 36 meses. Neste momento, de acordo com o  Superintendente do SRG, Henrique Machado, o primeiro quesito avaliado pelo técnico se refere a identificação do animal, “Essa identificação é feita basicamente por duas metodologias, primeiro ele confere se se as características batem com o que está descrito no registro apresentado, ele avalia as medidas, as particularidades do indivíduo, por exemplo, pintas, pelagem, calçamentos, rodopios, etc. Numa segunda etapa, ele avalia a idade do animal, esse exame é feito através da arcada dentária e deve ser compatível com a idade comunicada pelo criador.”, explica Henrique.