Curiosidade dos equinos

Manchas na face

  • PAULA MAGALHÃES
  • 24/03/2021
  • 14h41

Com toda certeza, alguma vez, você já se pegou observando aquela marca que se destaca na face do seu cavalo e, em seguida, certamente concluiu que ela confere um “charme a mais” a aparência dele, não é mesmo?

Características de nascença, além do charme admirado pelos criadores, as marcações faciais também auxiliam na identificação do animal, já que não se modificam ao longo da vida. Outra curiosidade, é que sob essas manchas, em geral, a pele também é despigmentada.

Algumas se apresentam como uma pequena mancha, outras ocupam uma área maior e até mesmo formam desenhos. Comuns em algumas pelagens, elas recebem variadas denominações: estrela, luzeiro, cordão, filete, dentre outros.

Segundo o superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM, Henrique Machado, essas particularidades funcionam com uma espécie de digital dos animais, “Todas as raças de equinos possuem essas características e existe uma espécie de convenção em torno da pelagem e suas particularidades, até mesmo no Ministério da Agricultura e Pecuária, para que haja uma padronização determinando cada uma dessas características que funcionam como uma espécie de identidade.”, esclarece.

Henrique lembra ainda, que ao resenhar um animal, essas peculiaridades também serão observadas e registradas, “Na primeira Resenha, que chamamos de controle de potro ao pé, depois que o criador faz a comunicação de nascimento, o técnico vai até a propriedade e coleta todas as características daquele animal para que ele seja identificado a vida inteira. Entre as particularidades observadas também estão as de pelagem e de cabeça. Mas vale destacar que após o animal completar 36 meses de vida, uma nova resenha deverá confirmar essas informações.”,  explica o Superintendente.

Se você possui dúvidas sobre as pelagens existentes na raça e deseja aprender mais sobre suas particularidades, uma boa pedida é participar do Mangalarga Marchador Para Todos, no módulo I do curso para Criadores você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre este assunto.