Nova resolução

Medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2022

  • FLÁVIA ZAGO
  • 16/09/2021
  • 11h18

 

O Conselho Deliberativo Técnico da ABCCMM aprovou em reunião realizada na terça-feira, 14 de setembro de 2021, a desclassificação em pista dos animais que apresentam harpejamento (vide conceito abaixo). Medida essa que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022. 


O harpejamento é uma síndrome nos equinos, sendo caracterizada por andar anormal com flexão exagerada e involuntária de um ou ambos os membros pélvicos, quando o animal se movimenta. (Gardner et al.2005). Recentemente o tema foi explicado e postado no dia 31 de agosto de 2021, nas redes sociais oficiais da Associação, pelo Diretor Executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA), Carlos Augusto Sacchi. Para tanto, a ABCCMM reforça as causas:     


As causas são variadas como traumas, enfermidades na medula, dores no casco, aderências tendinosas, osteoartrite társica. O efeito patológico inicia-se na axonopatia dos nervos periféricos longos, provocando atrofia muscular. Os movimentos dos músculos flexores predominam sobre os extensores debilitados gerando o movimento anormal (Stashak T.S. 1994).


O diagnóstico é realizado ao exame clínico por observação da flexão súbita do membro ao caminhar. O grau da lesão vai de 1 a 5 (Galey,et al. 1991).


O tratamento é cirúrgico, a recuperação prolongada e algumas vezes não atinge o resultado esperado (LIMA, et al, 2014).

Carlos Sacchi -ENA/CDT – 14/09/2021