O Caminhos do Marchador desta temporada está sendo criteriosamente organizado para proporcionar aos participantes momentos de confraternização, proximidade e conexão cavalo/cavaleiro em locais de paisagens exuberantes.
Para que tudo saia dentro do esperado, os cuidados com os animais são de extrema importância.
O veterinário, Giancarlo Coutinho, responsável pelo Vetchek das etapas, passa algumas recomendações aos competidores. “Considerando o cavalo como um atleta, é necessário preocuparmos com o preparo do animal para enfrentar os desafios que realmente são imperdíveis”, concluiu.
Entre algumas dicas, ele enfoca a necessidade do cavaleiro certificar se o animal está a apto, não só a participar da prova, mas para a embarcar e desembarcar de forma segura no transporte. Segundo o profissional, são nas viagens que muitos acidentes ocorrem, portanto, atenção. Giancarlo ainda destaca:
- Atenção ao ferrageamento,” não se deve ferragear na véspera do evento, é necessário uma adaptação”;
- Controle do animal com o uso correto de eletrolíticos. “Alimentá-los pensando nos horários das competições é fundamental, assim como a reidratação após as competições com dose correta e de acordo com o peso do cavalo”;
- Adaptação ao consumo de feno em redes disponibilizadas nas baias e quando o animal estiver atado;.
- Utilização de repelentes que promovem maior conforto para os cavalos;
- Fornecimento de água para reidratação em diferentes vias como baldes, riachos entre outros, é fundamental para a adaptação do animal;
- Uso de itens para resfriamento do animal após o esforço físico, como regadores, rodos para retirada de água do corpo do Marchador, promovendo assim uma troca de calor e consequente resfriamento do mesmo.
Gostou da dica? Compartilhe com amigos e programe a sua participação no Caminhos do Marchador. A próxima etapa já está com data marcada para acontecer de 18 a 20 de março, em Jericoacoara (CE). Informações: 31 3379-6146 ou 31 98290-9199 Elizene.