Comunicado ABCCMM

Exames Antidoping

  • FLÁVIA ZAGO
  • 28/06/2022
  • 18h25

Qualquer substância que altere a performance do animal é considerada doping.

Esta prática é repudiada pela ABCCMM, portanto, durante a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, todos os campeões jovens de categoria, os adultos de marcha e de categoria (machos, fêmeas e castrados) de Marcha Batida e Marcha Picada serão submetidos a coleta do exame de urina após o final de cada resultado. ´

A iniciativa visa a transparência e confiabilidade dos resultados de julgamentos, além de garantir o bem-estar dos animais que participam do principal evento da raça.

Todas as amostras serão envidadas para o Jockey Club de São Paulo.

Para os animais competidores do Esporte, os exames funcionarão por meio de sorteio realizado pela parte técnica da ABCCMM presente no evento. A norma define sortear um animal classificado de cada modalidade esportiva para submissão ao teste, imediatamente após a prova.

De acordo com o documento original encaminhado pelo Departamento de Controle e Pesquisas Antidopagem do Jockey Clube de São Paulo, “a detecção de qualquer indicador científico da administração de substância proibida, ou outra exposição à sustância proibida, é equivalente à detecção da própria substância”.

 

Para ver o documento na íntegra, com a relação de substâncias proibidas, Clique aqui