Gabriel Andrade

Nota de falecimento

  • FLÁVIA ZAGO
  • 01/01/2023
  • 19h01


É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de um nos nossos associados mais ilustres, que juntamente com sua esposa Vera Andrade, do sufixo Calciolândia, dedicaram uma vida ao Mangalarga Marchador e à Pecuária Nacional. 

 

Gabriel Donato de Andrade, criador da raça há 60 anos, era natural de Arcos, Minas Gerais, nascido em 1926, na Fazenda São Miguel, hoje Fazenda Calciolândia.

 

Pela ABCCMM, Dr. Gabriel, recebeu os títulos de Colaborador Emérito, Grande Benemérito e Grande Cavaleiro da Raça.

 

Aos 22 anos graduou-se no curso de engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste ano ainda estudante, em dois de setembro de 1948, fundava a Construtora Andrade Gutierrez, juntamente com seu irmão Roberto Andrade este engenheiro também com 10 anos de experiência, mais  seu amigo de universidade Flavio Gutierrez.

 

À frente da Andrade Gutierrez, Gabriel Andrade acumulou experiência no setor de construção pesada, e outros setores da economia. Acompanhou de perto a construção de obras no Brasil e em outros paises, portos, aeroportos, hidrelétricas, metrôs, obras viárias, ferrovias, barragens, irrigação, obras industriais e de saneamento.

 

Sócio fundador, também nos anos 40, em Arcos, da fábrica de leite em pó, Industria São Miguel Produtos Alimentícios Ltda, Gabriel Andrade vem de uma família com longa tradição em seleção de cavalos Mangalarga Marchador e gado de leite Gir colaborou intensamente para o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias de ponta, adequadas às condições tropicais, em muitos casos em parceria com instituições cientificas e órgãos públicos.

 

São exemplos desta atuação a formação, na Fazenda Calciolândia , em Arcos (MG), de um dos melhores planteis de raça Gir Leiteiro do país, selecionado desde 1962, sempre para a produção de leite à pasto.   Foi um dos lideres e responsáveis pela implantação do teste de progênie do Gir Leiteiro em 1.985, conduzido pela Embrapa Gado de Leite e com apoio fundamental da Fundação Laura Andrade em seu começo. Este programa é reconhecido como pioneiro e um dos melhores programas de seleção de zebuínos para produção de leite em todo o mundo.

 

Faz também  trabalhos de seleção com a raça Nelore, tanto para corte, quanto de maneira pioneira e única para produção de leite, ambas desde 1.970.  Sua seleção no Nelore corte compõe desde 1.993 o Programa de Melhoramento Genético do Nelore pela USP, onde obteve reconhecido sucesso, marcado pela coerência e repetição das boas colocações de seu plantel a cada sumário.

 

Selecionava ainda rebanhos das raças Guzerá e Girolando, para leite, Senepol, para corte e produziu o cruzamento a seleção entre animais das raças Nelore e Gir Leiteiro para produção de matrizes que sirvam como forma para produção de F-1 com Holandês.

 

Sempre aberto a inovações tecnológicas, se enquadrava na máxima de André Voisin, de que “Produtividade é um estado de espírito” mas consciente de que nenhuma tecnologia tem utilidade se não puder levar a resultados econômicos positivos para o produtor.

 

Na região do semi-árido norte mineiro, onde desenvolveu a seleção do gado de corte, se envolveu também na pesquisa de gramíneas forrageiras que melhor se adaptassem  às diferentes condições de clima e solo regionais.

 

Fez convênios com a Embrapa e Epamig para introdução e estudo destas forrageiras e no controle de pragas.

 

Gostando de congregar, participava ativamente das mais diversas questões e decisões que afetavam a agropecuária brasileira, compondo conselhos e diretorias de diversas associações, de classe, de criadores, de desenvolvimento.


CARGOS ELETIVOS / ASSOCIAÇÕES DE QUE PARTICIPAVA: 


- Fundador eleito primeiro Presidente de Sindicato Rural de Iguatama, Alto São Francisco em 1971x

- Membro Fundador da Cooperativa dos produtores Rurais de Iguatama;

- Fundador e eleito primeiro Presidente da AMICGIR, em 1967.

- Membro do Conselho Adminstrativo da EPAMIG , eleito em 1978.

- Sócio Fundador e Membro do Conselho da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro desde a fundação em 1980;


PRÊMIOS – CONDECORAÇÕES


1976

- Federação das Ass. Comerciais do Estado de Minas Gerais “Empresário Nacional de Destaque”


1980

- Troféu “Os melhores do ano” – evento coordenado pelo Estado de Minas – setor Agropecuária


1982

- Produtividade rural: produtor modelo 82 (INCRA)


1983

- Medalha da Inconfidência

- Fiemg – título de industrial do ano, pelos serviços prestados à coletividade, por seu pioneirismo e exemplo de homem de indústria.


1984

- Medalha da Inconfidência por méritos excepcionais ao estado de Minas Gerais.


1987

- Personalidade destaque do setor de engenharia e construção – medalha “conselheiro Chrisitiano Ottoni”


1988

- “Desafio”- Destaque agropecuário (melhor criador de gir)


1989

- Exército Nacional – Medalha do Pacificador


1990

- ABCZ – Mérito Pecuário

- Medalha Cristiano Otoni

- Comenda Secundino São José

- Comenda Santos Dumont do Estado de Minas Gerais


1995

- Medalha Santos Dumont

- Medalha ordem do mérito legislativo do estado de Minas Gerais no grau mérito especial.

 

1999

- Sociedade Mineira de Engenheiros – Engenheiro do Ano.


2004

- Medalha de ouro Dr. Arnaldo Zancaner, mérito de produção em reconhecimento efetiva contribuição ao melhoramento genético animal brasileiro.


2004

- Melhor criador e melhor expositor nacional expozebu 70 anos (Uberaba).

2005 (CAL)

- Melhor criador e melhor expositor Estadual – MG.

- Vencedor da 1ª prova nacional de produção de leite gir (Uberaba) – conquistando o 1° e o 2° lugares.

- Melhor criador e melhor expositor de marcha picada da XVI exposição herdeiros da Raça – (BH).