Julgamentos 40ª Exposição Nacional

Informações importantes

  • PAULA MAGALHÃES
  • 12/07/2023
  • 16h43

A ABCCMM reforça que, conforme já publicado no Regulamento da 40ª Exposição Nacional, serão incorporadas aos julgamentos dos animais novas metodologias de avaliação.

 Confira abaixo:

 

1-    Fila ao final dos Concursos de Marcha

Na fase final dos Concursos de Marcha, o primeiro apresentador da fila deverá conduzir seu animal em velocidade compatível com a determinada para este momento da prova (velocidade média), caso contrário, ao comando do Jurado, este será deslocado para o final da fila.


2-    Velocidade

Haverá rígido controle quanto ao excesso de velocidade em qualquer momento do julgamento, tanto dos animais jovens, quanto dos animais adultos, inclusive durante a realização dos comentários do Jurado.


3-    Inversões de sentido

A cada grupo de cinco animais chamados para a equitação dos Jurados, haverá a inversão de sentido para o lado oposto. Tal medida possui objetivo de promover uma igualdade de voltas nos sentidos horários e anti-horários, colaborando para uma melhor distribuição dos vetores de força sobre os membros dos animais.


     4- Bem-estar dos Animais

Três Inspetores Técnicos da ABCCMM estarão durante as provas de Marcha e Morfologia, dentro da pista, observando quesitos como a velocidade dos animais, o comportamento dos apresentadores, dentre outras questões ligadas ao bem-estar animal.

 

     5- Claudicação

Nenhum animal será desclassificado sem ter sido avaliado, salvo nos casos de claudicação severa, quando o procedimento é desnecessário. A avaliação da Claudicação acontecerá conforme os critérios abaixo:

 

a-    O Jurado de Claudicação e os demais Jurados poderão isoladamente indicar animais para serem avaliados na metodologia de Claudicação.

 

b-    Após a análise, o Jurado responsável pela avaliação de Claudicação dará seu voto, na sequência votarão os demais Jurados daquele campeonato.

 

c-    Caso haja empate para a desclassificação ou não, o voto decisivo será do Jurado avaliador da Claudicação.

 

d-    Após a avaliação e votação dos Jurados, em caso de decisão favorável a desclassificação, o animal deverá retornar ao Julgamento de Marcha  por uma volta, quando será anunciada sua desclassificação.