Aconteceu no esporte

Ranch Sorting

  • FLÁVIA ZAGO
  • 29/01/2024
  • 16h17

A prova de Ranch Sorting realizada sábado, 27 de janeiro, em Boa Esperança (MG) inaugurou a temporada 2024 de eventos oficiais do departamento de Esporte da ABCCMM e a primeira do Circuito Ranch Sorting Sul de Minas – o Berço da Raça. 

Modalidade em ascensão no Mangalarga Marchador e com cada vez mais adeptos, o acontecimento contagiou crianças acompanhadas dos pais e público de todas as idades.
 
Introduzida no Brasil em 2008, a prova configura-se em uma competição de apartação em dupla, onde os dois conjuntos devem apartar sequencialmente dez bois numerados de zero a nove, partindo do número sorteado pelo jurado. Como exemplo, se o boi sorteado for o nº 05, o time deve apartar sequencialmente os bois 05, 06, 07, 08, 09, 00, 01, 02, 03, e 04. Vale lembrar, que nela existe o boi coringa (sem número), animal que em momento algum pode ser deixado passar  pelos competidores, bem como os animais desordenados. 
Sempre atento às tendências das competições, o diretor de Esportes da ABCCMM, Maurício Camera Pierrotti prestigiou o evento. “Entusiasmo é o que não faltou na execução dos cavaleiros/amazonas. Cada campeonato é uma emoção diferente. Estamos animados para realização de muitas competições do tipo em 2024, quem tem vontade de participar, terá a chance de ter à disposição muitas competições do tipo na agenda do Mangalarga Marchador”.