A Exposição Especializada do Mangalarga Marchador em Vitória da Conquista (BA), aconteceu de 5 a 8 de junho de 2024, no parque de Exposições Teopompo de Almeida, durante a 53ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista.
Além dos julgamentos de marcha e morfologia, o Marchador foi destaque com as Provas Esportivas que contaram com expressiva participação de cavaleiros e amazonas da região e de outros estados.
Foram computadas na competição, 113 passadas nas provas de Maneabilidade, Seis Balizas e Três Tambores, julgadas por Roberto Naves.
Para ele a exposição Especializada de Vitória da Conquista - BA permitiu a confirmação do aumento de adeptos do esporte. "Condições adversas como frio e chuva, em duas noites consecutivas não impediram a participação de grande número de conjuntos de diversas idades e categorias compostas por criadores, usuários e familiares. O esporte fomenta o comércio de animais, serviços e cria motivos de utilização maior do Mangalarga Marchador".
Mania da vez entre os adeptos do Esporte, o Ranch Sorting foi a atração do evento com o registro de 118 passadas.
De acordo com o presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia, Ader Celino Arpini, as provas esportivas crescem constantemente na região. “Foi um marco importante nessa edição. Criadores, proprietários rurais e investidores, puderam ver o potencial dos animais além dos julgamentos convencionais, uma porta de entrada para novos usuários”.
Segundo a organização, o evento reuniu ao todo cerca de 50 mil visitantes.