Realizada na noite de sábado, 27 de julho de 2024, na simbólica pista principal do Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Gameleira), a solenidade oficial da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.
A cerimônia marcou as comemorações do aniversário de 75 anos de fundação da ABCCMM e reuniu, além da Diretoria, criadores, expositores, personalidades políticas de Minas Gerais, representantes do agronegócio e outras entidades. As apresentações do Coral Black to Black na interpretação dos Hinos do Brasil e do Mangalarga Marchador, logo no início, emocionaram os presentes.
Em sua fala, a presidente Cristiana Gutierrez destacou o trabalho realizado pelas lideranças da entidade e da união entre os criadores ao longo dos 75 anos: “Este é um momento histórico, um marco que nos enche de orgulho, uma oportunidade para refletirmos não só sobre a nossa jornada até aqui, mas também sobre o nosso papel. Aqui eu me refiro a todos nós criadores, na evolução e na construção do futuro da nossa raça. Nada disso seria possível sem vocês, sem esse esforço coletivo, em que cada contribuição é fundamental para o nosso sucesso.”
Além do trabalho já implantado, a presidente também apresentou algumas ações para os próximos meses, como o estudo para a viabilização do voto eletrônico e a realização do congresso para criadores. Por fim, Cristiana reforçou a mensagem desta exposição: “Cada associado, por meio do seu trabalho e dedicação confere brilho e luz ao Mangalarga Marchador, mas quando juntos, formamos uma constelação que expressa toda a grandiosidade dessa raça nacional.”
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, exaltou a força do cavalo para o estado: “Minas está na dianteira do agronegócio, assim como está criação do Mangalarga Marchador, que tem aqui a sua origem e que conquistou o Brasil. Estamos falando do maior evento do agronegócio em Belo Horizonte e um dos maiores do país.”
Formação por Competência
Fruto da parceria firmada há um ano entre a ABCCMM e o Sistema FAEMG/SENAR, o Programa de Formação por Competência certificou novos profissionais em Equideocultura, os alunos da primeira turma, formada em Sete Lagoas (MG). Antônio Pitangui de Salvo, enfatizou: “A Equideocultura cresce de forma muito firme, e foi exatamente isso que nós propomos há um ano, qualificar nas diversas escalas quem cuida do nosso melhoramento genético. Cumprimos a primeira etapa e vamos expandir, essa uma das missões do Sistema S, treinar e qualificar o nosso povo para que a tecnologia, crescimento e vidas melhores sejam uma constante. Fico cada vez mais entusiasmado em ver a força e a potência do Mangalarga Marchador, nosso Sistema continuar apoiando o Mangalarga Marchador.”
A cerimônia foi encerrada com a apresentação de laser e show de drones que projetaram na pista e no céu da Gameleira a marcas simbólicas do universo do Mangalarga Marchador. Uma celebração à altura da raça.
Homenagens
Como de costume, nesta 41ª Nacional, a ABCCMM homenageou a criadores e personalidades que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento do Mangalarga Marchador pelo Brasil. (veja a lista de homenageados ao final).
Medalha Rubens Pessanha
Edgar Vieira de Sousa Neto
Colaboradores Eméritos da Raça
Antônio Carlos Arantes – Deputado estadual MG
Cláudio Sobral de Caiado Castro Júnior – Haras Guaratiba
Crisantino Almeida Borém Filho – Haras Claros Montes
Gustavo Tavares de Barros Monteiro – Haras Monteiro
José Ciro de Andrade – Haras Capoeira do Gado e ex-Colaborador da ABCCMM
Luiz Armando de Oliveira Júnior – Haras Calambau
Maria Janete Campos - Haras Essência da Marcha
Marlus Castro de Souza Lima – Haras Duas Barras
Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Mato Grosso
Grande Benemérito da Raça
Aroldo Teodoro Campos – Haras Muralha De Pedra
Carlos Evandro Correa Nogueira – Haras Ponte Nova
Geraldo Sobral Santos – Haras Bandolim
José Maurício Junqueira Maciel – Haras Barão de Alfenas
Lucas Simões Pacheco de Miranda - Haras Taquarí
Marcos Froes Terra - Haras Córrego do Ouro
Grandes Cavaleiros da Raça
José Frausino Aguiar Junqueira - Fazenda Traituba JF
Luiz Carlos Bueno Ferreira - Haras Passo Fino
Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro - Haras Conforto
Ubiraci Palestino do Ocidente - Haras Meaípe
In memoriam
Afonso Henrique Biscaro – Haras Tubi
Alice Aguiar Junqueira – Linhagem Traituba
Antônio de Pádua Barros Cardoso - Haras Kafé
Cândida Gonçalves Aguiar – Haras ED
Dihego de Oliveira Diirr - Haras Itapoama
Fábio de Aquino Ferreira - Haras Queda Limpa
Fábio Ortega – Haras Fortega
Flávio Brandão Crisóstomo – Haras FC e Inspetor Técnico da ABCCMM
Janilson Dias Mascarenhas – Haras MK Mascarenhas
João Baptista de Oliveira Filho
Professor João Biondinni
João Carlos Boaventura - Agropecuária Rancho Pablo
José Adherbal Cardoso Linhares - Haras Timbaú
Luiz Antônio Vilela Junqueira de Andrade- Fazenda JB
Milton Martins Assis Filho – Haras Embaúba
Osaná Sócrates de Araújo Almeida – Tosana Agropecuária
Rodrigo de Jesus Araújo Silva - Haras Lapa Rupestre
Victor de Souza Campos Neto – Haras VN
Para rever a solenidade, clique aqui.