Ações de fomento internacional

Mangalarga Marchador nos EUA

  • FLÁVIA ZAGO
  • 02/09/2024
  • 12h30

 

Os eventos do Mangalarga Marchador vão além das fronteiras e ganham espaço também nos Estados Unidos da América.

Desde a semana passada, o Inspetor Técnico da ABCCMM, George Vilar, acompanhado do jurado Fabiano Bittencourt e do Médico Veterinário Gian Coutinho, estão em Bridgeton, Nova Jersey, Estados Unidos para um trabalho especial.

 

A programação oficial começou nos dias 30 de agosto a 1 de setembro de 2024, com uma Etapa do Caminhos do Marchador, atividade em que a marcha e a função são avaliadas junto à uma Cavalgada Planilhada.

 

A ação contou com participação de diversos associados e entusiastas da raça nos EUA, em percurso de aproximadamente 15 Km, no Rancho Sr. Juá, de propriedade do criador Sebastião Oliveira.

 

Um momento importante registrado pelos presentes, foi quando ao final da prova, na companhia do Jurado Fabiano Bittencourt, os participantes puderam trocar de animais, montar e ter experiência com outros marchadores, debatendo conceitos de marcha e equitação com o jurado.

 

Durante a estada no país, além de acompanhar a prova do Caminhos do Marchador – etapa New Jersey, o Jurado Fabiano ministrará um curso teórico e prático sobre morfologia, padrão racial, marcha, doma e treinamento dos marchadores, de 06 a 08 de setembro.

 

A viagem está sendo oportuna para a troca de informações e contato direto do nosso corpo técnico com os associados e dirigentes da USMMA, através de sua Diretora Presidente Tia Nelson e Lynn Kelley, sendo essa atual Tesoureira  e fundadora há 20 anos da Associação americana que atualmente possui mais de 150 associados no país.

 

Segundo a presidente Tia Nelson, hoje a associação dos EUA possui registrado 450 animais, quatro diretores executivos e cinco diretores regionais, que atuam na expectativa de adesão a novos associados. “Com ações desse tipo, nossa meta é conseguirmos mais 30 novos sócios, o que resultaria no dobro dos últimos 5 anos. Estamos em um momento de estabilidade no rebanho presente nos EUA, pois no início dos anos 2000, foram importados cerca de 100 animais, que em decorrência da idade avançada começam a morrer. A expectativa é que os números voltem a crescer no decorrer dos próximos 2 ou 3 anos”.

 

Na perspectiva do fomento da raça, a dirigente explica que os trabalhos feitos na América do Norte recentemente, são realizados por meio de eventos e cavalgadas, além das inspeções técnicas anuais realizadas pelo Dr. George Vilar. Além disto, ela enfoca que 2024 está sendo um ano histórico no trabalho de vistorias: ”No último mês de agosto, foram visitados sete criatórios em diversos estados, como por exemplo Montana, Utah, California, Arizona, South Carolina, Florida e aqui em New Jersey”.

 

Outros eventos já estão previstos no país, para este ano e para 2025, com apoio da ABCCMM. O Médico veterinário Flávio Tavares também é um grande apoiador e incentivador da raça nos EUA, e segue na missão de fomento da raça por lá.