Cavalgada comemorativa

10 anos salvando vidas

  • FLÁVIA ZAGO
  • 30/09/2024
  • 12h01

A Associação Marchadores Pela Vida comemorou os dez anos de história da entidade filantrópica da raça com a realização da Cavalgada Temática especial, em Nepomuceno (MG).


A programação do evento contou com mostras de tropas em tradicionais criatórios da região, como o Haras Elfar, em Lavras (MG), a Fazenda do Salto, em Cachoeira da Mata-MG e Haras Anglisa, em Nepomuceno (MG).  


O sábado, 28 de setembro foi marcado pela cavalgada com a participação de 163 cavaleiros. Eles percorreram cerca de 26 quilômetros entre os famosos cafezais do sul de Minas Gerais, região referência na produção de cafés especiais da maior parte da safra nacional.  


O evento contou com a presença da Presidente, Cristiana Gutierrez; do Diretor de Esportes e Provas Funcionais, Maurício Pierrotti e da Diretora de Eventos, Georgina Penna Costa. Eles prestigiaram o momento comemorativo juntamente aos dirigentes da Marchadores Pela Vida e demais associados.


Segundo a presidente da MPV, Paula Reis, a cavalgada foi um momento de confraternização e comemoração do engajamento dos criadores da raça para ajudar a salvar vidas. “A Associação Marchadores Pela Vida é a entidade filantrópica oficial da raça Mangalarga Marchador, comemoramos nossa primeira década de história com muita gratidão ”. 


No final de 2023, a MPV alcançou marca de 100 mil vidas beneficiadas devido ao compromisso e generosidade de parceiros e doadores. 


Para a vice-presidente da MPV, Carolina Megale nada melhor que uma cavalgada para celebrar o momento. “Tivemos a adesão de importantes colaboradores que trabalham em prol da causa. Essa cavalgada foi mais um momento muito feliz de união e confraternização dos criadores da raça,”.  


Conheça a história da MPV 


A MPV foi lançada durante o Marchador Fest, em Florianópolis-SC, em novembro de 2014, na gestão do presidente Magdi Shaat. 


A ideia nasceu da união de amigos da raça Mangalarga Marchador (Andrea Menegati, Antônio Santos Silva / Paula Reis e Toni Reis) e culminou na criação da Marchadores Pela Vida.


A iniciativa foi prontamente abraçada pela raça recebendo o  apoio das gestões posteriores de Daniel Borja e agora Cristiana Gutierrez, que fez parte desde o início do Conselho da instituição. 


Desde então, ao longo desses 10 anos, a Marchadores Pela Vida tem trabalhado incansavelmente para levar medicamentos, alimentos, tratamentos, acolhimento e atendimento médico a quem mais precisa.



O ano de 2015 ficou marcado pela consolidação dos primeiros repasses às entidades componentes da rede pela vida, e desde então, o crescimento e impacto da iniciativa só têm se ampliado. 


Em 2016, os repasses atingiram a marca de R$ 797.250,00, seguidos por uma constante ampliação nos valores nos anos subsequentes, demonstrando o comprometimento contínuo da Marchadores Pela Vida com sua missão.


Em 2017, o projeto social da raça evoluiu para uma Associação, trazendo consigo uma estruturação necessária para o trabalho solidário.  Neste mesmo ano, Conselhos fiscais e deliberativos foram estabelecidos, fortalecendo ainda mais a base organizacional da Marchadores Pela Vida.


Os anos seguintes testemunharam não apenas um aumento nos recursos angariados e repassados, mas também uma expansão geográfica e temática das ações da Associação. Causas como o combate ao câncer e a extrema pobreza ganharam destaque, refletindo o compromisso da Marchadores Pela Vida em enfrentar desafios sociais urgentes.


Em 2022, a MPV lançou a campanha do Doador Solidário, uma iniciativa inovadora que permite contribuições mensais através do cadastro do cartão de crédito. Essa campanha expandiu ainda mais a base de apoio da Marchadores Pela Vida, permitindo que pessoas de todo o país se engajassem de forma contínua e sustentável na nossa missão. 


No final de 2023, foi alcançada uma marca extraordinária: mais de 100 mil vidas beneficiadas graças ao compromisso e generosidade de parceiros e doadores.

 

A Associação Marchadores Pela Vida, entidade filantrópica oficial da raça Mangalarga Marchador, anunciou a abertura do Edital 2025 para a seleção de novos projetos. O edital estará aberto até 16 de outubro de 2024 com objetivo de buscar e selecionar projetos / instituições que receberão apoio financeiro durante um período de nove meses, com parcerias firmadas de janeiro a setembro de 2025.