Solenidade 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida

Momento de celebração ao MM e aos 75 anos da ABCCMM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 14/11/2024
  • 20h52

Realizada na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, a Solenidade Oficial do 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que aconteceu direto da pista principal de julgamentos do Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade, em Caxambu – MG.

Com presença da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez; do vice-presidente Dennis Braz Gonçalves; da diretora de Eventos, Georgina   Penna Costa; do diretor Administrativo, Denilson de Castro; do diretor Social, Marcos Siqueira; do presidente do Núcleo do Sul de Minas, Diogo Bottrel; do presidente do Clube do Cavalo - Núcleo berço da Raça, José Frausino Aguiar Junqueira, do presidente da Sociedade Rural do Sul de Minas, Sérgio Gomes de Vasconcellos; dos ex-presidentes da ABCCMM, Daniel Borja, Eduardo Simões, Magd Shaat, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxambu, Amaro Gadbem; do secretário de Administração, Ricardo Curi, do secretário de Cultura e Turismo Felipe Condé, do prefeito de Caxambu, Diogo Curi; do representante da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Jean Cláudio Rodrigues e outras autoridades.

Parte dos eventos comemorativos pelos 75 anos da ABCCMM, o momento celebrou a história e a força da entidade que é a guardiã do legado deixado por todos que trabalharam pela evolução do Cavalo e o fortalecimento da Associação.

Em seu pronunciamento, Cristiana Gutierrez destacou a representatividade histórica da cidade para a raça: “Ao longo de 2024, uma série de eventos comemora os 75 anos da nossa entidade e neste contexto não poderíamos deixar de realizar o 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, aqui em Caxambu, cidade que em 1948, 63 criadores reunidos no Hotel Glória tomaram a importante decisão de fundar uma entidade que os representasse e valorizasse o cavalo que criavam. Criadores como José Bráulio Junqueira de Andrade, que nomeia este parque de exposições, deram início ao que é hoje a nossa ABCCMM”.

Cristiana também enfatizou o trabalho realizado pelas linhagens pilares e lideranças da raça que estiveram à frente da Associação, bem como às características do cavalo Mangalarga Marchador. Na sequência, ela enalteceu o sucesso do evento: “Agradeço a todos que participam deste 38º CBMB, temos aqui 701 animais, de 299 expositores, vindos de 11 estados do país, números que ditam o momento atual da nossa raça.

 

Homenagens

Ainda no contexto das celebrações de 75 anos de fundação da ABCCMM, o reconhecimento a pessoas e entidades que prestaram e ainda prestam importantes serviços para raça, foram homenageados o ex-jurado e criador Bruno Teixeira, do Sufixo JD, nacionalmente reconhecido pela tradição do seu criatório e também por sua atuação nas pistas de julgamento. Em seguida, foram agraciados o Núcleo do Sul de Minas dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador; o Clube do Cavalo de Cruzília - Núcleo Berço da Raça; a Sociedade Rural do Sul de Minas e o prefeito de Caxambu, Diogo Curi.

Para finalizar o momento de homenagens, através da memória ao criador e ex-jurado Paulo César Junqueira de Andrade, com vídeo exibido no telão do parque, àqueles que ajudaram a construir a trajetória da ABCCMM também foram homenageados. A placa de reconhecimento ao trabalho de Paulo César foi recebida por seus filhos, Fabíola e Neto Junqueira.

Após a solenidade, foram retomados os trabalhos de julgamento da categoria Égua Maior.

A solenidade pode ser revista no Youtube da ABCCMM.