Novembro ficou marcado pelos eventos e novas conquistas para o Mangalarga Marchador.
Ao somar as Copas de Marcha, Exposições e Provas Esportivas realizadas ao longo do mês de novembro, a ABCCMM contabilizou 19 competições, chegando a um acumulado de 356 eventos. Destaque especial para os Campeonatos Brasileiros de Marchas (CBMs), com números expressivos de animais inscritos.
No 17º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG), participaram 468 animais e 201 expositores, de 13 estados (AL, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, SE e SP). Na ocasião, o andamento chamou atenção da delegação composta por 14 pessoas, entre criadores, jurados e usuários do cavalo Peruano de Passo, que foram ao evento para conhecer de perto o potencial do Mangarlarga Marchador.
O mês foi marcado, também, pela realização, no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira em Caxambu (MG), do 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que obteve número recorde de 701 animais da raça, com a participação de 299 expositores vindos de 11 estados (MG; RJ; SP; ES; RS; BA; GO; SC; PE; DF; PR). Outro momento marcante na programação do 38º CBMB foi a apresentação do documentário 75 anos ABCCMM – juntos pela evolução da raça, exibido em sessão especial no Cine Caxambu.
As repercussões dos eventos movimentaram os canais de comunicação da ABCCMM, com os alcances de 250 mil seguidores no perfil do Instagram e 5.735.509 impressões no mês. No Canal do Youtube, 195.734 inscritos e 429,9 mil visualizações.
Além das competições, aconteceram quatro leilões chancelados que entraram para os 37 remates realizados em 2024.
No Cadastro, a ABCCMM está prestes a atingir a marca dos 26 mil associados. Com a entrada de 302 novos sócios no período, o quadro total de associados chegou a 25.579.
No Serviço de Registro Genealógico, foram 2.856 cobrições no mês, atingindo no acumulado do ano 51.959 cobrições; além dos 3.565 nascimentos, atingindo no acumulado 35.713. Em novembro foram 4.574 registros emitidos, com acumulado de 58.778 e as comunicações diversas que chegaram a 8.751, com acumulado de 113.488.
Novidades para a raça
Em 12 de novembro de 2024 foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Nº 15021, que dispõe sobre o controle de material genético animal e sobre a obtenção e o fornecimento de clones de animais domésticos destinados à produção de animais domésticos de interesse zootécnico. A aprovação da Lei foi um passo importante para a adequação da legislação vigente à realidade atual do setor.
Também em novembro a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador foi anunciada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como vencedora do processo de seleção pública para gestão e operação do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira, um espaço emblemático tanto para Mangalarga Marchador como para o agronegócio mineiro em geral. O processo homologado pelo IMA foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no último dia 23 de novembro e a assinatura do contrato entre as partes está prevista para o primeiro semestre de 2025.