Rota Caminho da Realeza em Tiradentes (MG)

Edição celebrou história, cultura e o MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 07/04/2025
  • 16h49

Rota Caminho da Realeza celebrou história, cultura e o Mangalarga Marchador, em Tiradentes

A cidade histórica de Tiradentes (MG) recebeu, entre 3 e 5 de abril, mais uma edição da Cavalgada Temática “Rota Caminho da Realeza”, que reuniu 158 participantes em um trajeto repleto de beleza natural, tradição e o charme do Mangalarga Marchador.

A iniciativa foi uma promoção da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em parceria com o Núcleo Campo das Vertentes (NUCAVE) e com apoio do Sistema Faemg Senar.

Caminho Real

A cavalgada, seguiu a trilha que, segundo registros históricos, Dom Pedro II e sua comitiva percorreram no século XIX, passando pela região de Tiradentes, as trilhas na emblemática Serra de São José, seguindo até a Fazenda do Pinhão, no município de Prados.

A cavalgada teve início com um café da manhã mineiro, servido no criatório Cerâmica. De lá, os cavaleiros seguiram em direção à Estação Ferroviária, onde está em operação a mais antiga Maria Fumaça do Brasil. Na sequência, no Largo do Museu Padre Toledo, a tropa foi recepcionada pelo prefeito de Tiradentes, José Antônio do Nascimento, que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da iniciativa para o turismo da cidade histórica.  

O caminho contemplou também pontos emblemáticos da região, como o restaurante Pau de Angu, o distrito de Bichinho e suas paisagens encantadoras e o sítio João Antônio. O trecho final levou o grupo à Fazenda Pinhão, em Prados, encerrando a cavalgada após 23 quilômetros, com música e clima de missão cumprida.

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, acompanhou de perto o evento e ressaltou a relevância do projeto. “Participar da Cavalgada Temática é sempre uma experiência muito enriquecedora para os criadores e apaixonados pela raça. É uma oportunidade de conhecer as belezas do Brasil e de levar a força da nossa raça a diferentes regiões. Ao longo de 21 edições, já percorremos mais de 400 km por oito estados brasileiros, promovendo o convívio, a cultura e o prazer de montar o Mangalarga Marchador em sua essência”, destacou. 

Programação animada

Além da cavalgada, as atividades do projeto incluíram encontro dos participantes no distrito de Bichinho, passeio à Vinícola Mil Vidas com degustação de vinhos e almoço harmonizado, reforçando o caráter turístico e cultural da iniciativa.

Para o diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Maurício Camera Pierrotti, o sucesso do evento se deve à união da gestão com o engajamento dos criadores. “Já realizamos 21 edições com roteiros ricos em história. Em 2025, teremos muito mais.”, comemora o diretor.

Próxima edição

A próxima edição da Cavalgada Temática irá percorrer, pela segunda vez, a Rota do Café e do Vinho, entre os dias 29 e 31 de maio, no município de Três Pontas, em Minas Gerais.