Manhã de reunião

Melhorias para o setor da equideocultura

  • FLÁVIA ZAGO
  • 28/07/2025
  • 15h02

 

A presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Cristiana Gutierrez esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 28 de julho de 2025, com o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Marcelo de Andrade Motta e com membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade a qual ela atua também como presidente da Comissão Nacional de Equideocultura.  

 

Na ocasião, foram colocados em pauta três assuntos, a Regularização da Lei do Material Genético; o passaporte equestre e a consulta pública a respeito do Bem-estar animal.

 

De acordo com o coordenador de produção animal da CNA, João Paulo Franco, o momento foi oportuno para trazer a possibilidade do produtor rural poder comercializar material genético, como o uso de sêmen resfriado, sêmen congelado, embrião. “A pauta traz a desburocratização para que o produtor rural possa a vir a fazer o comércio desse material genético hoje”, informou.

 

Para ele, o assunto do passaporte também desburocratizará o trânsito animal sem perder a rastreabilidade e facilitação do produtor a seguir de forma legal a dinâmica.

 

Toda a apresentação em pauta foi realizada pela Assessora técnica da CNA, Kalinka Koza.    

 

Participaram também do momento, o superintendente da ABCCMM, Henrique de Melo Machado; Tiago de Resende Garcia, como representante da Associação dos Criadores do Jumento Pêga; Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe); Nuno Eusébio, da Cãmara setorial de Equideocultura do MAPA; Marcelo Toledo, representante da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo; Marília Saraiva, Representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais; Thomás de Oliveira Vasconcelos Superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Campolina; além dos veterinários Henrique Favaretto, Rodrigo Pereira, Saulo e Luana Eufrásio.